Prefeitura de SP rescinde contrato de obras do Corredor Leste Itaquera
Publicado em: 9 de janeiro de 2020

Contrato assinado em 2013 tem valor total de R$ 150 milhões
ALEXANDRE PELEGI
A São Paulo Obras (SPObras), vinculada à Secretaria de Infraestrutura e Obras da prefeitura de São Paulo, decidiu romper unilateralmente o contrato para execução das obras do Empreendimento 4 – Corredor Leste – Itaquera, integrante do Programa de Mobilidade Urbana.
A decisão foi publicada no Diário Oficial do município desta quinta-feira, 09 de janeiro de 2020.
O contrato foi assinado em 2013 com o Consórcio SP-CORREDORES, constituído pelas empresas Carioca Christiani Nielsen Engenharia e Heleno & Fonseca Construtécnica S/A.
De acordo com a publicação, a rescisão do contrato não afasta os procedimentos necessários à apuração da viabilidade de aplicação de demais penalidades previstas “diante das irregularidades constatadas na execução de seu objeto”.
Com extensão de 14 km, o corredor compreende o trecho da Avenida Itaquera, partindo do Terminal Carrão, continuando pela Avenida Líder e voltando para a Avenida Itaquera até a Estação de Transferência da Jacu Pêssego.
O Contrato de número 045/2013 previa que o corredor faria integração com os Terminais de Ônibus da Vila Carrão e o Terminal Estação Itaquera (Linha 3 Metrô / Linha 11 CPTM).
O contrato previa ainda a construção de dois Viadutos, dentre eles um na Avenida Aricanduva sobre Avenida Itaquera.
O valor total do termo assinado foi de R$ R$ 150.406.618,68.
O corredor Leste Itaquera está no plano de implantação de 72 km de corredores apresentado pela prefeitura, com previsão de conclusão até 2020.
Apresentado em 2012, o corredor deveria ter sido concluído, de acordo com a primeira promessa da prefeitura, em 2014.
Em 2016, foi entregue o trecho de 1,8 quilômetro de extensão na Avenida Líder, entre a rua Diogo de Souza e a avenida Itaquera, no sentido centro, e entre a rua Manuel Cardoso e a praça Dr. Francisco Munhoz Filho, no sentido bairro.
Em 2016 a prefeitura publicou em seu site que as obras do corredor Leste Itaquera iriam melhorar o acesso ao Polo Institucional de Itaquera, estabelecendo a conexão com os terminais Vila Carrão e Itaquera e com a estação Itaquera (linha 3 vermelha do Metrô e linha 11 CPTM). O projeto prevê ainda a implantação de viadutos no cruzamento da avenida Itaquera com avenida Aricanduva, para obter maior fluidez neste trecho.
Segundo a prefeitura de São Paulo, a obra recebe investimentos de R$ 75 milhões da Prefeitura de São Paulo e de R$ 150 milhões do governo federal.
Conforme o site da SPObras, o Contrato do Corredor recebeu 6 aditamentos:
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes
Cancelou para contratar um consórcio parceiro da dupla doria/covas
Não amlgo já fazem uns dez anoos que estão construindo e não tem 1 metro pronto
Pelo que se fala aqui na região, a empresa não estava recebendo da prefeitura, então parou.
Obras mal feitas, pontos complicados não tiveram solução, obra abandonada, desvios de tráfego mal sinalizados. Grande problemão para a região.
Uma obra inútil, não há tantas linhas que justifiquem o investimento , corredores são necessários na Radial e Avenida São Miguel, herança maldita do PT de Haddad, que Doria e Covas nada fizeram para terminar, PSDB e PT são iguais em incompetência
Uma ressalva: O viaduto no cruzamento da Itaquera com Aricanduva é muito necessário, mas essa administração não o fará, nem os buracos da faixa de ônibus eles arrumam
Moro a menos de 1km do corredor, é uma vergonha, foi até bem construído, pontos instalados, mas nunca usado. Está abandonado, sem uso, sendo usado por moradores de rua. Ao menos o trecho entre a Av. Líder e terminal Carrão dava pra ser utilizado, mas a Prefeitura não tem vontade de fazer a coisa funcionar. Dinheiro jogado fora.
Na Avenida Itaquera, entre a Av Líder e Av. Miguel Inácio Curi eles deixaram a entrada para a boca de lobo muito pequena e algumas até quase sem entrada o que agora ocasiona alagamento em frente a Caixa Econômica Federal.