Baldy confirma operação integral em novas estações da Linha 15-Prata a partir desta segunda-feira

Novas estações são Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus.

 

Monotrilho opera com velocidade reduzida e Paese pelo quinto dia consecutivo neste domingo

JESSICA MARQUES

Apesar dos problemas enfrentados pelos passageiros da Linha 15-Prata do monotrilho de São Paulo, o secretário de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, confirmou por meio das redes sociais que haverá operação integral nas novas estações a partir desta segunda-feira, 06 de janeiro de 2019.

Segundo o secretário, o trecho da Linha 15-Prata do Metrô que inclui as recém-inauguradas estações Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus terá o horário de funcionamento ampliado.

A operação será a partir das 4h40, assim como toda a linha. Atualmente, este trecho opera de segunda a domingo, das 9h às 16h.

A confirmação da informação foi feita por meio do Instagram e do Twitter, mesmo com os problemas na linha. O monotrilho opera com velocidade reduzida e Paese (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência) pelo quinto dia consecutivo neste domingo, 05.

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PARALISAÇÃO E VELOCIDADE REDUZIDA

O monotrilho da Linha 15-Prata do Metrô de São Paulo está com velocidade reduzida desde a tarde deste domingo, 05 de janeiro de 2019. Contudo, as operações ficaram paralisadas desde o início do dia até 13h14.

Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2020/01/05/monotrilho-da-linha-15-prata-velocidade-reduzida/

Agora, segundo informações do Metrô de São Paulo, devido a uma interferência na via entre as estações Vila Prudente e São Mateus, os trens estão circulando com velocidade reduzida e maior tempo de parada.

Segundo informações do Metrô de São Paulo, os passageiros estão sendo atendidos por ônibus gratuitos do Paese (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência).

Na última sexta-feira, 03, o Metrô havia informado que, tanto neste sábado, 04, como no domingo, 05, o passageiro seria obrigado a trocar de trem na estação Camilo Haddad e que o Paese faria apenas apoio com dez ônibus articulados. Entretanto, com a suspensão da operação, o Paese foi a única alternativa para os passageiros no período da manhã.

HISTÓRICO DE PROBLEMAS:

(Adamo Bazani)

O monotrilho da linha 15-Prata coleciona uma série de problemas, além do atraso na conclusão das obras, que deveriam ter sido entregues em 2014, ainda para a Copa do Mundo.

1º de janeiro de 2020: Um problema em equipamento de via nas proximidades da Estação São Lucas causou transtornos para os passageiros por, pelo menos, cinco dias consecutivos. O Metrô explicou que o problema foi ocasionado pelo “desgaste natural” de parafusos perto de um equipamento de mudança de via na região da Estação São Lucas .A estação foi inaugurada em 6 de abril de 2018. Em nota, a Companhia de Metrô disse que os parafusos precisaram ser trocados e que pela fixação ser em concreto, sendo necessário aguardar.

15 de maio de 2019: A composição M 11 do monotrilho da linha 15-Prata, da zona Leste, se deslocou de uma viga no pátio Oratório no início das operações. O incidente ocorreu num equipamento de mudança de via. Ninguém se feriu.

29 de janeiro de 2019: No final da noite do dia 29 de janeiro de 2019, duas composições M22 e M23 bateram na região da estação Jardim Planalto, na zona leste da capital paulista. Ninguém se feriu gravemente. A estação não recebia passageiros. Um laudo do Metrô, divulgado em 05 de fevereiro de 2019, trouxe a conclusão de que “não houve qualquer falha do sistema de sinalização e sim erro humano” .

Mas o resultado foi contestado pelo Sindicato dos Metroviários que sustenta que há uma lacuna no sistema que controla os trens do monotrilho.

Segundo a entidade sindical, o sistema de controle da Linha 15-Prata não permite que um trem identifique o outro quando um deles está desligado. “Ao se desligar o trem, ele desaparece para o sistema” – sustentou o sindicato.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2019/02/07/sindicato-dos-metroviarios-diz-que-acidente-com-monotrilho-foi-causado-por-ausencia-de-sistema-de-comunicacao/

Também no dia 29, uma peça do sistema elétrico do monotrilho da Linha 15-Prata se soltou da via no trecho entre as estações São Lucas e Vila União, mas por haver grades que retém quedas de objetos, a avenida professor Luís Inácio de Anhaia Melo, que passa embaixo, não foi atingida.

https://diariodotransporte.com.br/2019/01/29/metro-confirma-que-peca-de-sistema-eletrico-de-monotrilho-se-soltou-mas-diz-que-linha-15-possui-telas-que-evitam-queda-de-objetos-na-rua/

10 de outubro de 2016: No dia 10 de outubro de 2016, uma composição do monotrilho, que trafega em vias elevadas com cerca de 15 metros de altura, partiu da estação Oratório com as portas abertas, conforme mostram as imagens do circuito do Metrô:

Jessica Marques para o Diário do Transporte

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Comentários

Comentários

  1. Fabio Almeida disse:

    Se o projeto inicial do FURA FILA fosse mantido, certamente haveria menos problemas

  2. Rodrigo Zika! disse:

    Do que adianta, com velocidade reduzida e problema atrás de problema, isso com aumento da passagem, vergonha.

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