Exposição de Natal em Casa da Família Ferroviária de Paranapiacaba pode ser visitada até 12 de janeiro

Ingresso para visitação custa R$ 3. Fotos: Angelo Baima/PSA.

Espaço reconstitui uma moradia da vila da década de 1930

JESSICA MARQUES

Quem deixou passar o Natal sem aproveitar todas as atrações típicas da época disponíveis na Região Metropolitana de São Paulo ainda tem tempo para conhecer uma exposição temática que revela uma importante história.

Até o dia 12 de janeiro de 2020, fica disponível a mostra Natal Anos 30 na Casa da Família Ferroviária, que pode ser visitada aos fins de semana. A exposição está localizada na vila histórica de Paranapiacaba, em Santo André, no ABC Paulista.

O espaço, que reconstitui uma moradia da vila da década de 1930, recebeu da Prefeitura uma série de objetos de época e uma lareira, além de fotos e textos.

“Entre os objetos da exposição, a tradicional árvore de natal e presépios. Através de fotos e textos, se resgata a história do Natal e as influências da Rainha Vitória”, detalhou a Prefeitura, em nota.

“Há ainda uma sala do Papai Noel de 1880, anterior ao protagonizado pela Coca-Cola, que a partir da década de 1920 passa a utilizar o personagem com as cores vermelho e branco em suas publicidades. A visita é embalada por músicas natalinas de época transmitidas pelo antigo aparelho de rádio.”

A exposição também resgata a lenda da Befana, personagem do folclore italiano e que era cultivada por alguns dos antigos imigrantes que vieram para a Vila.

Segundo a lenda, ela visita as crianças na noite de 5 para 6 de janeiro e traz caramelos, para as bens comportadas, e pedaços de carvão, caso sejam mal comportadas.

As visitas podem ser feitas aos sábados e domingos, das 9h às 17h, até 12 de janeiro de 2020. O ingresso custa R$ 3, com direito a visita monitorada, segundo a Prefeitura.

A Casa da Família Ferroviária fica na Avenida Fox, s/n, na Parte Baixa de Paranapiacaba. O Diário do Transporte acompanhou a edição de 2018 da exposição.

Relembre: Exposição em Paranapiacaba reconstitui Natal em casa de ferroviários de 1930

Confira as imagens da exposição deste ano:

Exposicao Natal Foto Angelo Baima PSA (9)Exposicao Natal Foto Angelo Baima PSA (6)Exposicao Natal Foto Angelo Baima PSA (7)Exposicao Natal Foto Angelo Baima PSA (3)Exposicao Natal Foto Angelo Baima PSA (4)

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta