CPTM divulga regras para transporte de animais de estimação nos trens

O traslado deve ser feito em caixas ou suportes apropriados. Foto: Divulgação.

Entre as normas está peso máximo de 10 quilos

JESSICA MARQUES

Com a chegada do fim do ano, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) divulgou as regras estabelecidas para o transporte de animais de estimação nos trens, para quem pretende viajar com o pet.

Confira as regras:

Os bichinhos podem andar nos trens da CPTM durante toda a operação aos finais de semana e feriados. Nos dias úteis, o transporte deve ser realizado fora do horário de pico (das 10h às 16h e das 19h até o fim da operação comercial).

A exceção é aberta para bichinhos que tenham procedimento cirúrgico agendado. Neste caso, o dono deverá apresentar uma solicitação assinada pelo veterinário, constando data, horário e motivo da operação.  Já os cães-guias continuam liberados diariamente, durante toda a operação.

O peso do animal, por exemplo, não pode ultrapassar os 10 quilos. O traslado deve ser feito em caixas ou suportes apropriados, limpos e sem vazamentos, a fim de não causar incômodo aos outros passageiros.

A dimensão máxima recomendada para a caixa é de 45 x 60 x 35 cm de altura. Por segurança, a CPTM sugere que o dono coloque uma etiqueta com o nome e número telefônico na caixa.

O transporte dos pets foi regulamentado por meio da Lei Estadual 16.930/2019, que entrou em vigor no dia 24 de janeiro, conforme noticiado pelo Diário do Transporte.

Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2019/01/25/em-primeira-mao-ja-e-possivel-transportar-animais-de-estimacao-na-cptm-metro-emtu-metra-e-vlt/

De acordo com a lei, o translado do animal deverá ocorrer sem prejudicar a comodidade e segurança dos passageiros e de terceiros, e não comprometer e/ou causar qualquer alteração no regime de funcionamento da linha”, informou a CPTM, em nota.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Mas façam divulgação maciça pois tem sempre aquele gostosão que teima levar seu pitbul, ainda sem focinheira no trem,,e causa barraco! Não banalizar, pois os trens já andam lotados…

Deixe uma resposta