Transporte coletivo da capital paulista passa por mudanças devido a compras de Natal na região do Brás

Publicado em: 10 de dezembro de 2019

SPTrans divulgou lista de linhas que precisaram ser alteradas. Foto: Divulgação / Foto: Sidnei Santos.

Enquanto CPTM vai reforçar operação, SPTrans terá que desviar linhas de ônibus

JESSICA MARQUES

O transporte coletivo foi alterado devido às compras de Natal que são realizadas na região do Brás, no centro da capital paulista. Nesta época do ano, o comércio na região movimenta mais de um milhão de pessoas por dia aos fins de semana.

Desta forma, enquanto a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) vai reforçar a operação para levar os passageiros ao centro comercial, a SPTrans terá que desviar linhas de ônibus, devido a ruas que ficam fechadas.

Até 24 de dezembro de 2019, estará em vigor a “Operação Natal” na Estação Brás,que chega registrar aos sábados a circulação de mais de um milhão de passageiros, segundo a CPTM.

A operação funciona nos fins de semana e visa facilitar o deslocamento dos passageiros. Entre as principais ações estão a ampliação do horário de pico (menor intervalo entre os trens) e o aumento do número de empregados operacionais da estação e da segurança na Estação Brás para orientar as pessoas.

Ao todo, segundo a CPTM, foram implantados mais três bloqueios (catracas) na Estação Brás, totalizando 24, para melhorar o embarque. Um deles é especial, tipo um “porta balcão”, com 90 cm de largura, que também aceita todos os tipos de bilhetes da CPTM e Metrô e permite o acesso de cadeirantes.

“Também foi montado um novo esquema de direcionamento de fluxo para deixar a viagem mais confortável. Na entrada da estação, os empregados orientarão a passagem das pessoas de acordo com quem tem bilhete, cartão ou quem precisa comprar bilhete. A partir das 10h ou de acordo com o movimento de passageiros, a saída da estação será pelo corredor lateral, sem passar pelos bloqueios, para agilizar o embarque de quem estará voltando das compras”, informou a CPTM, em nota.

“Além do reforço das equipes, também será intensificada por meio da emissão dos APs (Avisos ao Público) e cartazes os avisos de segurança, como cuidados redobrados com pertences como bolsas, celulares e até as crianças, além da compra antecipada do bilhete para o retorno. A operação conta com o apoio da PM e da Guarda Civil Metropolitana que têm postos móveis na Praça Agente Cicero.”

Embora a Estação Brás ofereça mais de um acesso, a venda de bilhetes está concentrada nos sete guichês da bilheteria do saguão principal, dos quais um é exclusivo para receber pagamentos realizados em moedas no valor exato da tarifa e outro destinado ao atendimento preferencial (gestantes, pessoas com crianças de colo, idosos, entre outros).

Em caso de dúvida, o usuário pode entrar em contato com o Central de Relacionamento pelo telefone 0800 055 01 21 ou através do site www.cptm.sp.gov.br.

ÔNIBUS

Em nota, a SPTrans informou que, por causa do período de compras natalina,s será necessário alterar o itinerário de 12 linhas na região do Brás até o dia 24 de dezembro.

Confira as mudanças:

119C/10 Pq. Edu Chaves – Term. Princ. Isabel
Ida:
 normal até a Rua Carlos de Campos, Rua Mendes Júnior, Rua Silva Teles, Rua João Teodoro, prosseguindo normal.
Volta:
 sem alteração.

2123/10 Vl. Medeiros – Liberdade
2127/10 Pq. Edu Chaves – Liberdade
Ida:
 normal até a Rua Carlos de Campos, Rua Mendes Júnior, Rua Silva Teles, Rua Casemiro de Abreu, Rua Oriente, Rua Rubino de Oliveira, Av. Celso Garcia, Av. Rangel Pestana, Lgo. da Concórdia, prosseguindo normal.
Volta:
 normal até a Av. Rangel Pestana, Rua Dr. Ricardo Gonçalves, Rua Visconde de Abaeté, Rua Maria Marcolina, prosseguindo normal.

271F/10 Center Norte – Metrô Belém
Ida: 
normal até a Rua Carlos de Campos, Rua Mendes Júnior, Rua Silva Teles, Rua Casemiro de Abreu, Rua Oriente, Rua Rubino de Oliveira, Av. Celso Garcia, prosseguindo normal.
Volta: normal até a Av. Celso Garcia, Rua Dr. Ricardo Gonçalves, Rua Visc. de Abaeté, Rua Maria Marcolina.

2161/10 Pq. Edu Chaves – Pça. do Correio
Ida: 
normal até a Rua Silva Teles, Rua Casemiro de Abreu, Rua Oriente, Rua Rubino de Oliveira, Av. Celso Garcia, Av. Rangel Pestana, Lgo. da Concórdia, prosseguindo normal.
Volta: 
normal até a Av. Rangel Pestana, Rua Dr. Ricardo Gonçalves, Rua Visconde de Abaeté, Rua Maria Marcolina, Rua Oriente, prosseguindo normal.

272N/10 Pq. Novo Mundo – Pq. D. Pedro II
Sentido único: 
normal até a Rua Silva Teles, Rua Casemiro de Abreu, Rua Oriente, Rua Rubino de Oliveira, Av. Celso Garcia, Av. Rangel Pestana, Lgo. da Concórdia, prosseguindo normal, até a Av. Rangel Pestana, Rua Dr. Ricardo Gonçalves, Rua Visconde de Abaeté, Rua Maria Marcolina, Rua Oriente, prosseguindo normal.

174M/10 Vl. Sabrina – Museu do Ipiranga
Ida: 
normal até a Rua da Cantareira, Rua Paula Souza, Lgo. do Pari, Rua Santa Rosa, Rua Mendes Caldeira, Mons. de Andrade, Rua Jairo Góis, prosseguindo normal.
Volta: 
normal até a Rua da Figueira, Av. Rangel Pestana, Vd. Alberto Marino, Av. Rangel Pestana, Rua Dr. Ricardo Gonçalves, Rua Visc. De Abaeté, Rua Maria Marcolina, Rua João Teodoro, prosseguindo normal.

701A/10 Pq. Edu Chaves – Metrô Vl. Madalena
Ida: 
sem alteração.
Volta: 
normal até Rua da Cantareira, Rua Paula Souza, Largo do Pari, Rua Santa Rosa, Rua Mendes Caldeira, Rua Mons. de Andrade, Rua Jairo Góis, Av. Rangel Pestana, Av. Celso Garcia, prosseguindo normal.

2105/10 Jd. Filhos da Terra – Lgo. da Concórdia
Sentido único: 
normal até a Rua da Cantareira, Rua Paula Souza, Lgo. do Pari, Rua Santa Rosa, Rua Mendes Caldeira, Rua Mons. de Andrade, Rua Jairo Góis, Av. Rangel Pestana, Lgo. da Concórdia, Av. Rangel Pestana, Rua Dr. Ricardo Gonçalves, Rua Visc. De Abaeté, Rua Maria Marcolina, Rua João Teodoro, prosseguindo normal.

172U/10 Cem. Pq. dos Pinheiros – Mooca
Ida: 
normal até Rua da Cantareira, Rua Paula Souza, Largo do Pari, Rua Santa Rosa, Rua Mendes Caldeira, Mons. de Andrade, Rua Jairo Góis, Av. Rangel Pestana, Av. Celso Garcia, prosseguindo normal.
Volta: 
normal até a Rua do Hipódromo, Av. Rangel Pestana (à direita), Rua Dr. Ricardo Gonçalves, Rua Visc. De Abaeté, Rua Maria Marcolina, Rua João Teodoro, prosseguindo normal.

407A/10 Shop. Aricanduva – Lgo. da Concórdia
Sentido único: 
normal Até o Lgo. da Concórdia, Vd. Gasômetro, Rua do Gasômetro, Rua Jairo Góis, Av. Rangel Pestana, Vd. Mto. Alberto Marino, Av. Rangel Pestana, Av. Celso Garcia prosseguindo normal.

271P/10 Cangaíba  – Luz
Ida:
 normal até a Rua Vautier, Rua Conselheiro Dantas, Rua Canindé, Rua Vitor Hugo, Rua Carnot, Rua João Teodoro, prosseguindo normal.
Volta: normal até rua Hannemann, Rua Carnot, Rua Itaqui, Rua Paganini, prosseguindo normal.
No sentido centro/bairro, os usuários que utilizam o ponto de parada da Av. Vautier, 620 deverão utilizar o ponto da Rua Afonso Arinos, 226.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Deixe uma resposta