Santo André realiza troca de valeta para facilitar passagem de carros e ônibus
Publicado em: 6 de dezembro de 2019

Ao passar pelo local, alguns veículos tinham parte de baixo ‘raspada’ no chão
JESSICA MARQUES
A Prefeitura de Santo André, no ABC Paulista, está realizando a troca de um sarjetão, também conhecido como valeta, para facilitar a passagem de carros e ônibus pelo local. As obras estão sendo realizadas na avenida Doutor Cesário Bastos, com interdição entre a Praça Kennedy e a rua Adolfo Bastos.
Ao passar pelo local, alguns veículos tinham parte de baixo “raspada” no chão, por ser uma valeta muito baixa. Com as obras, a Prefeitura informou que vai elevar a passagem.
O sarjetão que será reconstruído fica no cruzamento da avenida Doutor Cesário Bastos com as ruas Adolfo Bastos e Luis Delfino.
A via foi interditada nesta quinta-feira, 05 de dezembro de 2019, para as intervenções. O trecho ficará fechado até o dia 11 de dezembro, por conta da realização de obras, segundo a administração municipal.
Neste período, os ônibus que passam pelo local serão desviados para a avenida Lino Jardim e rua Henrique Porchat, para acessar a rua Adolfo Bastos.
Na via, circulam as linhas municipais B51 (Jardim Bom Pastor – Jardim Oriental) e I06 (Jardim Bom Pastor – Estação Utinga), além das intermunicipais 151 (Santo André, Jardim Cambuí – São Paulo, Fábrica Trol) e 432 (Santo André – São Bernardo do Campo, Bairro do Taboão).
“As obras na avenida Doutor Cesário Bastos, localizada na Vila Bastos, são para reconstruir e elevar um sarjetão (também conhecido como valeta), que são peças de concreto instaladas nos cruzamentos das vias para direcionar as águas da chuva. O objetivo é melhorar a fluidez dos veículos e preparar a via para posterior recapeamento asfáltico”, explicou a Prefeitura, em nota.
“As obras dão sequência a intervenções que a Prefeitura está realizando na região desde a última terça-feira (3), quando foi realizada a troca e reforço no solo da avenida Doutor Cesário Bastos, entre a rua Antonio Bastos e Praça Kennedy”, informou também a administração municipal.
Jessica Marques para o Diário do Transporte
Há diversas valetas irregulares na cidade. Uma delas situada no Jardim Alvorada (predinhos) em ligação da Rua Almenor Jardim Silveira, com Ourinhos, há décadas existia, até o dia que resolvi fazer um projeto de alteamento de pista, pois os coletivos ralavam no elevador traseiro e ao mesmo tempo passageiros sofriam com zigue-zague local em S, aos idosos que sentavam na parte de trás dos coletivos das linhas I04-I07-T17 e B11, naquele local…Demorou 8 meses e nada. Após discutir com vereador Luiz Alberto-PT, para acelerar a obra, não foi possível sua contribuição, infelizmente (!!!) Fui então falar com gerente da secretaria de obras Sr. Osmar, que solícito enviou dias depois maquinário ao local e refez a pista. ALERTEI A POPULAÇÃO LOCAL QUE A OBRA FOI FEITA POR MORADOR E NÃO ALGUM VEREADOR…entre a av. Brasília e Adamantina , a mesma coisa, tenho que colocar pedras, paus para amenizar os arrastes da linha T15,,Mais tarde vim saber que alguns idosos foram parar no Mário Covas por Fratura de cóccix..