Bus Noel de Santo André faz passeio pela região central

Publicado em: 6 de dezembro de 2019

Ônibus utilizado é movido a etanol. Foto: Adamo Bazani.

Veículo especialmente decorado para a data é movido a etanol e com o entusiasmo das pessoas que acreditam na mensagem desta época do ano

ADAMO BAZANI / JESSICA MARQUES

O Bus Noel, atração trazida para a cidade de Santo André, no ABC Paulista, pelo motorista de ônibus Edilson Fumassa, que hoje é vereador, fez um desfile especial na região central na noite desta sexta-feira, 06 de dezembro de 2019.

O veículo sai do Paço Municipal, segue por vias da região até o Parque Ipiranguinha, na Vila Alzira, também perto do centro.

Logo que o veículo encostou no Paço nesta noite, diversas crianças que passavam com os pais e avós se aproximavam para tirar fotos.

Entre as novidades deste ano, além do ônibus ser movido a etanol, ter piso baixo e 15 metros de comprimento, o veículo possui desenhos feitos por crianças da Escola Estadual Luiz Martins, de Santo André.

Fumassa disse à reportagem que a cada foto que tira, sente uma emoção toda especial. Para ele, o Natal é pensado desde o dia 1º de janeiro.

“Desde o início do ano, eu penso como vai ser cada Bus Noel”, afirmou, ao Diário do Transporte.

Confira as imagens do Bus Noel:

WhatsApp Image 2019-12-06 at 19.13.57WhatsApp Image 2019-12-06 at 18.51.46WhatsApp Image 2019-12-06 at 18.53.01WhatsApp Image 2019-12-06 at 18.59.54WhatsApp Image 2019-12-06 at 19.00.12WhatsApp Image 2019-12-06 at 19.04.11WhatsApp Image 2019-12-06 at 19.09.06WhatsApp Image 2019-12-06 at 19.12.59

SUSTENTABILIDADE

468b8aaa-bf0d-4dee-95c4-53c68ecb14f2

O Bus Noel é um Caio Millennium II, com chassi Scania K270 IB, movido a etanol. O veículo foi desenvolvido pela Scania e passou por testes em diversas empresas operadoras de transporte coletivo.

O ônibus começou a operar em fase de testes em 2008. A Viação Gato Preto, da capital paulista, está entre as empresas que testaram o modelo. Na ocasião, o veículo circulou em uma linha entre os terminais Lapa e Vila Mariana.

O veículo tem motor de 9 litros e 270 cavalos de potência. Durante a operação em fase de testes, foi abastecido com etanol hidratado com 5% de aditivo promovedor de ignição.

WhatsApp Image 2019-12-05 at 19.32.44

Segundo informações divulgadas pela Scania na época, o motor atende às exigências europeias de emissão de poluentes Euro 5 e EEV (Enhanced Enviromentally Friend Vehicles – Veículos Melhorados Amigos do Ambiente), normas obrigatórias da União Europeia.

O Brasil foi o primeiro país das Américas a receber o ônibus movido a etanol do projeto da montadora. Em 2007, a Scania entregou o primeiro veículo, que circulou no corredor ABD, de Jabaquara a São Mateus, com parada em nove terminais e quatro municípios da região metropolitana paulista: São Paulo, Diadema, São Bernardo do Campo e Santo André.

PROGRAMAÇÃO

Após a inauguração do Bus Noel nesta quinta-feira, o veículo decorado vai ficar toda sexta-feira de dezembro no Paço Municipal, levando para uma volta tanto a criançada quanto os adultos que amam o clima natalino.

Conhecer o Papai Noel Fumassa, dar uma volta e ainda receber uns docinhos, não é preciso pagar nada. A ação é totalmente gratuita. Para participar, basta chegar ao Paço após o início das atividades e aguardar em fila.

WhatsApp Image 2019-12-05 at 18.04.01.jpeg

“Quando a gente fala em Natal, a gente não quer falar em comércio. A gente está preparando uma festa para o nascimento do Menino Jesus. É como se fosse uma preparação para um aniversário”, afirmou Fumassa, externando o espírito natalino.

No sábado, 07 de dezembro de 2019, a partir das 19h, o Bus Noel também estará no Condomínio Square Garden Rua Jorge Beretta, 282 Parque Erasmo Assunção.

Confira a programação completa do Natal em Santo André e mais detalhes sobre o Bus Noel: Ônibus movido a etanol ‘se veste’ de Bus Noel e traz alegria a Santo André, no ABC

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Colaborou Jessica Marques

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Comentários

  1. Alfredo disse:

    Boa iniciativa, parabéns aos envolvidos neste gesto de fraternidade

  2. Vitoria Altran Ruiz disse:

    Adoro esse clima natalino! Gostaria que o Bus Noel, passasse pela av D. Pedro II. Parabéns aos idealizadores e participantes!

  3. Felix Saverio Majorana disse:

    Alguém poderia explicar a razão de o motorista desse ônibus buzinar insistentemente até além das 23 horas? Por que Santo André ficou uma das cidades mais barulhentas do Brasil?

  4. Isabel disse:

    Olha fiquei muito feliz coma iniciativa, e a buzina não nos atpalha em nada, pois onde moro já tem bastante barulho normalmente, vou levar meus netos eles ficaram encantados quando viram o Bus Noel passar aqui na frente na Av Ramiro Colleoni , parabéns! !

  5. Raimunda disse:

    Adorei a iniciativa!!! Parabéns a todos!!

  6. Roc disse:

    Uma iniciativa linda! Proporcionando às crianças o espírito natalino. E ainda pessoas reclamando do barulho? Não posso acreditar!

  7. Leninha disse:

    Sempre tive vontade de passear nesse busão,hoje pelo segundo ano consecutivo tive essa oportunidade e ainda ganhei amizades do Fumassa e do Amarildo adorei fazer parte dessa família natalina.

  8. Mônica Matosinho disse:

    Muito frustrante ontem ter me deslocado da minha casa em Utinga, até o Paço Municipal ,de transporte público e debaixo de garoa, com uma criança pequena, para fazermos o passeio e vcs simplesmente às 19:40hrs infirmam que ontem não teria passeio. Que foi cancelado. Lamentável. Desrespeito com o cidadão.

Deixe uma resposta