Mercedes-Benz comemora marco de 55.555 ônibus urbanos da linha Citaro produzidos

Publicado em: 5 de dezembro de 2019

O ônibus de número “55.555” da linha foi um de modelo eCitaro. Foto: Divulgação.

Modelo foi lançado em 1997 na Europa pela marca

JESSICA MARQUES

A Mercedes-Benz informou, por meio de nota, que atingiu no final do mês de novembro de 2019 o marco histórico de produção de 55.555 ônibus urbanos da linha Citaro na Europa.

O ônibus de número “55.555” da linha foi um de modelo eCitaro, a versão totalmente elétrica e livre de emissões. A unidade foi entregue à empresa Bergkvarabuss, da cidade portuária de Trelleborg, no Sul da Suécia.

O chefe de vendas da Daimler Buses, Roman Biondi, afirmou por meio de nota que o Citaro é uma referência na história mundial do ônibus.

“Com o lançamento do eCitaro, o desenvolvimento dessa linha entrou em uma nova fase. O modelo elétrico é a nossa resposta à necessidade de ônibus urbanos silenciosos e livres de emissões. Como resultado, ele está fazendo com que nossas cidades se tornem lugares muito melhores para se viver”, disse.

20191204_ecd9b5ce6d454494bf81a92dcb63899f_e-citaro.jpg

O ônibus que alcançou esse marco histórico faz parte de uma encomenda de 10 unidades do eCitaro para operação em Trelleborg. Essa é a segunda encomenda do modelo elétrico da Mercedes-Benz pela Bergkvarabuss.

Equipado com doze grupos de baterias e com capacidade total de 292 kWh, o veículo atinge níveis de autonomia viáveis mesmo no clima severo dos invernos da Escandinávia, segundo a Mercedes-Benz.

A Bergkvarabuss atua em todas as áreas de transporte por ônibus, seja em serviços regulares urbanos, escolares, rotas rodoviárias e traslados para navios de cruzeiro em cidades portuárias.

Com matriz na cidade sueca de Kalmar, a operadora conta com mais de 30 filiais na Suécia, Dinamarca e Alemanha, com uma frota de mais de 1.000 ônibus, o que a torna a maior empresa privada do segmento na Europa.

História do Citaro da Mercedes-Benz

20191204_bfa8d9a3513841f6afdd95341602263c_e-citaro-5.jpg

Em nota, a Mercedes-Benz detalhou a história do Citaro. A linha teve estreia mundial de sua primeira geração, em 1997.

Depois de vender mais de 32.000 unidades, a segunda geração do Citaro chegou em 2011 mais aprimorada. Foi também o primeiro ônibus urbano do mundo a atender a norma de emissões Euro 6, já em 2012.

“Seja quanto à proteção do meio ambiente, tecnologia de segurança ou conforto, o Citaro tem estabelecido cada vez mais marcos de progresso e assim segue desempenhando um papel pioneiro no mercado – como recentemente, com a introdução do eCitaro totalmente elétrico e livre de emissões. Apresentado no ano passado, o eCitaro já está operando com sucesso em várias cidades europeias”, informou a Mercedes, em nota.

Ao longo de sua carreira, o Citaro da Mercedes-Benz também recebeu muitos prêmios. Foi eleito o “Ônibus do Ano” em várias edições, incluindo 2019, como modelo híbrido, econômico e de baixas emissões. Desde 1998, também tem sido o tradicional vencedor de “Melhor Veículo Comercial” em sua categoria.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Deixe uma resposta