SPTrans anuncia novas mudanças em linhas de ônibus da cidade de São Paulo

Publicado em: 3 de dezembro de 2019

Somente neste ano, já foram mais de 40 cortes de linhas e em torno de 400 alterações de diversos tipos. Foto: Divulgação.

Alterações ocorrem em diversas áreas da capital paulista

JESSICA MARQUES

A SPTrans informou, por meio de nota, mais mudanças linhas de ônibus da capital paulista. As alterações ocorrem em diversas áreas da cidade de São Paulo.

Confira as mudanças, por linha:

5106/31 Jd. Selma – Metrô Ana Rosa

A partir do dia 7 de dezembro de 2019, próximo sábado, o embarque da linha 5106/31 Jd. Selma – Metrô Ana Rosa será alterado.

O ponto inicial vai mudar para a Rua Maria Clotilde Martins Rocha, junto ao ponto final da linha 509J/10 Jd. Selma – Pq. Ibirapuera. A alteração permitirá que a linha 5106/10 Jd. Selma – Lgo. São Francisco receba mais veículos articulados, já que deixará de dividir o ponto inicial com a linha 5106/31, segundo a SPTrans.

Para os passageiros que embarcam ou desembarcam nas ruas Caetano Soares Viana e Maria Clotilde Martins Rocha, as opções são: 5106/10 Jd. Selma – Lgo. São Francisco e 5106/21 Jd. Selma – Term. Água Espraiada.

Em média, a linha 5106/31 Jd. Selma – Metrô Ana Rosa transporta nos dias úteis 4.000 mil passageiros, e aos sábados 3.070.

Por sua vez, a linha 5106/10 Jd. Selma – Lgo. São Francisco tem em média 5.760 passageiros em dias úteis, aos sábados 4.960 e aos domingos 3.720 e a linha 5106/21 Jd. Selma – Term. Água Espraiada, em média, transporta 14.300 nos dias úteis, aos sábados 5.340 e aos domingos 3.700 passageiros.

Confira os detalhes da mudança:

5106/31 Jd. Selma – Metrô Ana Rosa
Ponto inicial: 
Rua Maria Clotilde Martins Rocha, 405
Ponto final: sem alteração.
Ida: Rua Maria Clotilde Martins Rocha, Rua Alice dos Santos Peixe, Rua Manuel Rodrigues Mexelhão, Rua José Vieira Martins, prosseguindo normal.
Volta: normal até a Rua José Vieira Martins, Rua Manuel Rodrigues Mexelhão, Rua Alice dos Santos Peixe, Rua Maria Clotilde Martins Rocha.

278A/10 Metrô Santana – Penha 178A/10 Metrô Santana – Lapa

A SPTrans informou que a partir do dia 7, sábado, as linhas 278A/10 Metrô Santana – Penha 178A/10 Metrô Santana – Lapa terão seus pontos iniciais remanejados.

Confira as mudanças:

278A/10 Metrô Santana – Penha
Ponto inicial: 
Rua Alferes de Magalhães, oposto ao número 238.
Ponto final: 
sem alteração.
Ida: 
Rua Alferes de Magalhães, Rua Dr. Zuquim, Rua Olavo Egídio, Av. Cruzeiro do Sul, prosseguindo normal.
Volta: 
normal até a Av. Cruzeiro do Sul (ponto 3), Rua Duarte de Azevedo, Rua Ezequiel Freire, Rua Alfredo Guedes, Av. Cruzeiro do Sul e Rua Alferes de Magalhães.

178A/10 Metrô Santana – Lapa
Ponto inicial: 
Rua Ezequiel Freire, baia externa.
Ponto final: 
sem alteração.
Ida: 
Rua Ezequiel Freire (baia externa), Rua Alfredo Guedes, Av. Cruzeiro do Sul, prosseguindo normal.
Volta: 
normal até a Av. Cruzeiro do Sul, Rua Duarte de Azevedo, Rua Ezequiel Freire (baia externa).

8075/21 Term. Campo Limpo – Term. Morumbi

A partir do dia 9 de dezembro, segunda-feira, o ponto final da linha 8075/21 Term. Campo Limpo – Term. Morumbi volta a efetuar o embarque de passageiros na área interna do Terminal Morumbi, em horário integral, levando conforto e melhorando a operação da linha.

“A alteração foi necessária uma vez que houve mudança comportamental dos passageiros na região com o término da reforma da Parada Jorge João Saad”, justificou a SPTrans, em nota.

Devido a isso, o antigo ponto na Av. Dep. Jacob Zveibil, localizado apenas 50m do terminal, que era utilizado das 17h às 20h, não será mais atendido pela linha.

SÉRIE DE ALTERAÇÕES

Como mostrou o Diário do Transporte, com dados da própria SPTrans, a cidade de São Paulo perdeu entre janeiro de 2013 e setembro de 2019, 519 linhas de ônibus. No mesmo período, foram criadas outras 355.

Somente neste ano, já foram mais de 40 cortes de linhas e em torno de 400 alterações de diversos tipos.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2019/10/28/desde-2013-519-linhas-de-onibus-foram-canceladas-em-sao-paulo-e-355-foram-criadas/

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Comentários

  1. Julio Ribeiro disse:

    Infelizmente quem manda no transporte público não anda nele…

  2. Arlene soares disse:

    Como a sp Trans é negligente essa linha 5106 31 /10 e 21 nunca comportou ónibus articulado não ira mudar nada porque pra onde vai ser remanejada a linha 5106 /31 não tem nem como os motoristas pararem os ónibus q já operam na linha 509 J parque ibirapuera jd Selma nem ponto. Cm cobertura e nem sinalização existe os ónibus param no meio da rua pra fazer embarque e desembarque .ridículo o planejamento da sp Trans o pior de todos os anos sou cliente pago minha passagem e tenho direitos na linha da 509 j rodam os piores ónibus não tem um ónibus do qual a sp Trans e a prefeitura mostram faz anos sp Trans o pior órgão gestor de transporte a anos

  3. Fábio Leonardo disse:

    Quem diria a Sptrans já tá começando a mexer nas linhas não vai demorar muito pra mexer nas linhas da zona norte

Deixe uma resposta