BRT de Sorocaba (SP) terá internet gratuita 5G e frota de 125 ônibus Caio com chassi Mercedes-Benz

Todos os veículos contarão com ar-condicionado, tomadas USB e internet gratuita. Foto: Divulgação / BRT Sorocaba.

Viagens estão previstas para começar em abril de 2020, quando primeiro corredor do sistema deve ser entregue

JESSICA MARQUES

O BRT (Bus Rapid Transit – Ônibus de Trânsito Rápido) de Sorocaba, no interior de São Paulo, terá 125 ônibus com carroceria Caio e chassi Mercedes-Benz. Os veículos contarão com internet gratuita com velocidade 5G para os passageiros.

Segundo informações do diretor de engenharia da Concessionária BRT Sorocaba, Luiz Alexandre Massariol, ao Diário do Transporte, parte da frota já foi comprada. Os ônibus serão de 12,5 metros e 23 metros.

Os modelos de maior comprimento serão Caio Millennium BRT com ar-condicionado para chassis piso alto, com vidro colado, elevador na porta central e chassi Mercedes-Benz O500MDA.

“A operação iniciará com testes e por etapas ao final das obras de cada corredor. Ao todo são 3 corredores BRT – Itavuvu, Ipanema e Oeste – , sendo que o primeiro a ser finalizado será o Corredor Itavuvu e começaremos as viagens em abril de 2020. Os demais corredores e a integralidade de todo sistema estará em total funcionamento ao final do mesmo ano”, explicou Massariol.

INTERNET 5G

Segundo informações do consórcio, todos os veículos contarão com ar-condicionado, tomadas USB e internet gratuita com velocidade acima de 5G. Desta forma, Sorocaba será a primeira cidade da América Latina a contar com esta velocidade de conexão.

“O BRT terá uma fibra ótica dedicada a toda operação, com isso, o sistema poderá fornecer uma conexão aos usuários do transporte público, com o maior poder de capacidade e estabilidade ao longo de todo o percurso do BRT”, detalhou o diretor.

“Esta velocidade se dá em função do conjunto fibra ótica e rede wireless entre ônibus e via, podendo chegar até 100 Mbps em downloads e 50 Mbps de upload, com uma com uma baixa latência. Ou seja, o sistema do BRT Sorocaba terá uma rede exclusiva para transmissão de dados, o que permitirá uma conexão mais rápida. Essa tecnologia estará disponível também nas redes dos terminais e estações”, explicou também.

Segundo Massariol, o passageiro poderá utilizar durante os descolamentos pelos corredores, nas transferências de linhas e enquanto esperam pela chegada do ônibus. Para comparar com a tecnologia que será oferecida, o diretor informou que a velocidade média da internet no mundo hoje é de 7,2 Mbps (megabit por segundo), por meio da conexão que as operadoras disponibilizam.

ENERGIA FOTOVOLTAICA

Outra tecnologia do sistema é que toda operação do projeto BRT Sorocaba terá a energia fotovoltaica como fonte alimentadora, um sistema com energia limpa que é abastecido pela irradiação solar e irá gerar energia elétrica, conforme informado pelo diretor.

“Esse é um recurso renovável e inesgotável que contribui não somente para o funcionamento do BRT, mas também para o meio ambiente”, ressaltou, em entrevista ao Diário do Transporte.

APLICATIVO

A tecnologia embarcada também permitirá ao usuário prever o horário de chegada e partida dos veículos, ter acesso a informações sobre embarque e itinerário das linhas, entre outras.

Para acessar os dados, o usuário terá nos painéis de mensagens variáveis internas nos veículos e também poderá acessar o aplicativo CittaMobi, que pode ser baixado gratuitamente.

“Disponibilizaremos informações detalhadas ao usuário para que sua experiência com o novo transporte público seja a melhor possível. A ideia é que o sistema seja eficiente e funcional tanto para a população quanto para o próprio BRT”, disse o presidente da Concessionária BRT Sorocaba, José Henrique de Avila, em nota.

AGILIDADE

Ainda de acordo com a Concessionária, outro diferencial do novo sistema será a sincronia entre ônibus e semáforos. Os veículos terão preferência ao passar por cruzamentos, pois contarão com a chamada “onda verde”, que é quando todos os semáforos liberam a passagem.

Além disso, a frota contará com autonomia dos motoristas para o acionamento de abertura e fechamento das portas nas estações. Sob o comando do condutor, ocorre a liberação das portas na plataforma de embarque e desembarque, garantindo a segurança e rapidez no fluxo dos passageiros.

TARIFA

O diretor de engenharia da Concessionária BRT Sorocaba, Luiz Alexandre Massariol, informou ao Diário do Transporte que o pagamento da tarifa será via bilhetagem eletrônica.

“O usuário registrará sua tarifa via validador eletrônico, onde poderá ser realizado nas catracas de controle de acesso nas estações e Terminais, estes nos corredores BRT, e nos próprios veículos, quando os mesmos forem acessados nos corredores estruturais do BRT”, explicou.

Segundo o diretor, o valor da tarifa será definido pela Prefeitura de Sorocaba. Isso porque o BRT estará integrado com toda a operação já existente na cidade. “Com o pagamento de uma única tarifa, o passageiro poderá circular nos corredores exclusivos BRT e também nos já existentes na cidade”, disse. 

PROJETO BRT EM DETALHES

O BRT é um sistema de mobilidade urbana que tem como objetivo tornar os deslocamentos mais rápidos do que os atuais. O projeto teve origem no poder público, por meio da Prefeitura, e o empreendimento está sendo executado de acordo com procedimentos de uma empresa privada, a concessionária.

Os passageiros poderão acessar 28 estações preferenciais, quatro estações de integração, três novos terminais e 96 pontos de parada requalificados, permitindo ainda a integração com os Terminais Santo Antônio e São Paulo, com as seis áreas de transferências e a integração temporal entre diferentes linhas.

O investimento, segundo a concessionária, foi de R$ 384 milhões em obras de infraestrutura, projetos, desapropriações, material rodante e ITS (Sistema Inteligente de Transporte).

Desse montante, R$ 133 milhões serão oriundos da Prefeitura de Sorocaba via Governo Federal e o restante, R$ 251 milhões, estão sendo investidos pelo consórcio BRT Sorocaba.

Confira os diferenciais do sistema destacados pela concessionária:

  • Rapidez na viagem: deslocamento por corredores e faixas exclusivas.
  • Economia e embarque rápido: tarifa paga na entrada das estações.
  • Conforto: veículos com ar-condicionado, wi-fi gratuito e câmeras de segurança.
  • Acessibilidade e segurança: estações no canteiro central sinalizadas e protegidas.
  • Mobilidade: interligação com as linhas de ônibus.
  • Previsibilidade: viagens monitoradas e informações de espera e de deslocamento fornecidas em tempo real por monitores nas estações, possibilitando que as pessoas se planejem melhor.
  • Ineditismo: a concessionária BRT Sorocaba foi a primeira empresa no Brasil a conquistar uma concessão precedida de obra para o segmento de transporte com ônibus. O projeto teve origem no poder público, mas todo empreendimento está sendo feito de acordo com procedimentos de empresa privada.

ANDAMENTO DAS OBRAS

Ao Diário do Transporte, a Concessionária informou que já aplicou cerca de R$ 35 milhões para a realização dos serviços nas Avenidas Itavuvu, General Osório e Antonio Carlos Comitre. No principal trecho, localizado na Itavuvu, estão concentrados 262 funcionários trabalhando em turnos diurno e noturno.

Conforme noticiado pelo Diário do Transporte, a Concessionária BRT Sorocaba já completou neste ano a instalação de 25 abrigos de parada do Corredor Sul.

Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2019/08/22/concessionaria-brt-sorocaba-completa-instalacao-de-25-abrigos-de-parada-do-corredor-sul/

Confira o andamento das obras, por corredor, segundo a concessionária:

Corredor BRT Itavuvu:  em solo seguem os trabalhos de demolições de pavimento, movimentação de terra, serviços de drenagem, fundações e pavimentação. Na parte das estações UPH Zona Norte, Dr. Pitico e Lauro Sanches as estruturas metálicas já estão sendo instaladas e, em paralelo, o futuro Terminal Vitória Régia entra nos serviços iniciais de pavimentação.

Corredor Estrutural Sul: continuação das obras de pavimento rígido nos pontos de parada. Ao total, o trecho possui 4 km de extensão e começa na Avenida Comendador Pereira Inácio (região central próximo à Rodoviária de Sorocaba) e vai até o limite entre Sorocaba e Votorantim (adjacente ao shopping Iguatemi Esplanada, na região do Campolim).

Corredor Estrutural General Osório: equipes estão executando o serviço de requalificação de calçadas e implantação de 11 novos abrigos.

CONCESSIONÁRIA

O BRT Sorocaba é uma SPE (Sociedade de Propósito Específico) formada pelas empresas brasileiras CS Brasil e MobiBrasil, ambas companhias que já atuam no setor de transportes no país.

O BRT Sorocaba é responsável pela implantação do novo sistema de transporte coletivo urbano da cidade de Sorocaba na realização das obras de implantação e futuramente na operação do sistema de corredores de ônibus.

A companhia informou, em nota, que “desenvolve suas atividades respeitando princípios éticos e legais e empregará mais de 500 colaboradores diretos e indiretos nas fases de obras, divididos nas áreas administrativa, execução, social e obras.”

Jessica Marques para o Diário do Transporte

 

Comentários

Comentários

  1. Tiago disse:

    Oxi…5G que na verdade é fibra ótica+wifi.
    Isso não é 5G pow

    é internet rápida. E é legal pra caramba que seja assim, mas não precisa dar esse rótulo.

  2. JOSE LUIZ VILLAR COEDO disse:

    PARABÉNS SOROCABA – SP! Que vergonha hein SP/SP!… Rica e atrasada… Aff !

  3. Everton disse:

    Qual vai ser o valor da passagem

  4. Davi Rodrigues da Silva disse:

    Não adianta fazer tudo isso pra ganhar voto, e deixar o povo morrendo a míngua nos nas UBS e nas UPAs, sem Médicos capacitados, Exames e Medicamentos.

  5. Rivaldo Batista Do Amaral disse:

    Gostaria de saber se a lista de ônibus vai ser em nível mais alto que as duas outras pistas.
    Caso seja maior ,será que foi avaliado os riscos de acidente com motos e os cortes de pneus dos carros?

  6. Eduardo Campos dos santos disse:

    Turno noturno ????? Que piada de mau gosto. Mentira deslavada

  7. SERGIO RICARDO BILLER disse:

    Pura,maquiagem para próximas eleições e o ano que vêm se prepare para aumento de passagens para pagar salários de motoristas e gatos com obras de Brt, agora cumprir promessas de campanha zero a saúde prometeram que esta gestão seria da saúde e nada, reduzir preço de passagens e só aumenta, e por último gostaria de saber onde anda o Raúl Marcelo que prometeu fiscalizar a política de Sorocaba e sumiu, sera que ele volta o ano que vêm para pedir votos? É bem capaz.

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