Programa de inovação sobre transporte público promove diálogo online

Publicado em: 1 de dezembro de 2019

Tecnologia está entre assuntos abordados. Foto meramente ilustrativa.

Conversas sobre 15 temas têm início em 05 de dezembro

JESSICA MARQUES

O programa de inovação sobre transporte público, chamado Coletivo, criado pela NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos), vai promover um diálogo online sobre empreendedorismo, inovação, transporte público coletivo, tecnologia e outros assuntos relacionados.

Ao todo, 15 temas vão alimentar os diálogos entre os participantes do Papo Coletivo, de forma simples e eficiente. As conversas online, com duração de 20 a 30 minutos, serão realizadas por meio dos canais do Coletivo no Youtube, live no Instagram e Facebook do hub de inovação.

“As conversas serão abertas ao público em geral e vamos priorizar os parceiros do Coletivo como os primeiros palestrantes”, explica Maria Luíza Machado, coordenadora de inovação do programa.

Entre assuntos que serão abordados destacam-se o marketing estratégico, mercado de transporte público coletivo, modelagem de negócios e gestão de projetos e design thinking, entre outros.

O primeiro Papo Coletivo acontece no dia 5 de dezembro, sobre o tema “Cidades Inteligentes”. O palestrante convidado será Humberto Maciel, professor de pós-graduação em Empreendedorismo e Ferramentas Práticas da Inovação, consultor para projetos de mobilidade e mentor de startups ligadas à mobilidade e serviços de transportes.

O Papo Coletivo está aberto também à palestrantes interessados em participar dos diálogos e que tenham contribuições a dar sobre os temas escolhidos, desde que a abordagem e o desenvolvimento das palestras estejam alinhados aos objetivos do programa Coletivo, conforme explica Maria Luiza.

“O Papo Coletivo é uma oportunidade para palestrantes divulgarem suas ideias, percepções e trabalhos, e contribuírem para o ecossistema de mobilidade urbana e inovação”.

Quem desejar se inscrever como palestrante do Papo Coletivo deverá escolher um dos temas indicados; anexar um breve currículo; descrever brevemente o conteúdo que será abordado; e enviar foto do palestrante em alta definição, que será usada na divulgação. As informações podem ser enviadas para o e-mail coletivo@ntu.org.br,

Temas:

1) Entendendo o mercado de TPC:  como funciona o transporte público coletivo, suas características gerais e principais desafios e dores a serem enfrentados por gestores e operadores do setor;

2) Marketing estratégico: desenvolvimento de estratégias de marketing como preço ideal, praça, promoções, CRM, marketing online, mídias sociais. E, também, análise de mercado, desde pesquisas com público-alvo a dimensionamento de mercado;

 

3) Modelagem de negócios: estruturação de um bom modelo de negócios e como determinar sua proposta de valor para o cliente. Deverão ser abordadas ferramentas de análise como Matriz SWOT, Canvas e Análise de Porter;

 

4) Gestão por processos: estruturação de macroprocessos da principal atividade/processo realizado. Serão abordados assuntos como BPM, BPMN, BPMS;

 

5) Gestão de projetos: ideias básicas de metodologias de gestão e gerenciamento de projetos, como: Agile, OKR, Scrum, Kanban, Adptive Project Framework;

 

6) Modelagem financeira: modelagem financeira da empresa para prepará-la para a interação com investidores. Serão abordados temas como estimativa de receita, custos, investimentos, projeção de fluxo de caixa, valuation;

 

7) Tecnologia: requisitos mínimos para o desenvolvimento de softwares e hardwares para a solução de problemas;

 

8) Design Thinking: conceito de design thinking e suas aplicações. Entendimento de design sprint e sua aplicação na hora de prototipação;

 

9) UX Design: conceito de UX design para a realidade de cada projeto. Entendimento de ferramentas como: blueprint de serviços, KPIs, NPS, CTR, LTV, CAC, wireframes, MVP, entre outros;

 

10) MAAS: conceito de mobilidade como serviço (MAAS) e como atrelar isso a soluções inovadoras para a mobilidade urbana nas cidades;

 

11) Técnicas e apresentação de pitch: técnicas de negociação e vendas, assim como estratégias para melhora do pitch de vendas;

 

12) Negócios sociais: impacto social causado pelos projetos de inovação em mobilidade urbana;

 

13) Direito de propriedade intelectual: direito aplicado a realidade das startups. Conceitos jurídicos básicos como patente, propriedade intelectual, além de questões burocráticas e jurídicas para abrir um negócio;

 

14) Acesso a capital: como acontece a captação de recursos financeiros para startups e como ter acesso a fundos de investimentos e demais linhas de crédito e financiamento;

 

15) Cidade inteligentes: como funcionam e como é o impacto de soluções inovadores para a mobilidade urbana no desenvolvimento desse tipo de ecossistema inteligente.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

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Comentários

  1. Olá, todos e todas, senti falta de um tema crucial: acessibilidade e microacessibilidade. Sei que podemos tratar dessa tema transversalmente, mas não podemos mais aceitar o tema tão relevante ser tratado dessa forma, inclusive nas universidades de engenharia e arquitetura.

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