Linha 10-Turquesa da CPTM recebe decoração natalina
Publicado em: 1 de dezembro de 2019

Estações Santo André e Mauá já entraram em clima de fim de ano
JESSICA MARQUES
A Linha 10-Turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), que liga o ABC Paulista à capital, já está em clima festivo e recebeu decoração natalina em algumas estações.
Árvores de Natal, enfeites personalizados e cortinas cheias de recadinhos especiais já animam a viagem de passageiros nas estações Santo André e Mauá.
Segundo a CPTM, neste ano a estação Santo André recebeu uma ajuda especial: além da contribuição dos funcionários, diversas crianças com deficiência também participaram da confecção dos enfeites.
A ideia para promover a inclusão partiu da Supervisora Geral de Estações, Erika Daniela Alves Ferreira. Ela conta que, de início, era um projeto simples e que pretendia envolver alguns pequenos, que geralmente embarcavam e desembarcavam ali, além de filhos de funcionários.
“A gente montou kits para as crianças personalizarem e eu tive a ideia de levar alguns para a escolinha do meu filho, que tem crianças especiais. Aí, a diretora achou a ideia muito legal e quis envolver outros dois colégios”, disse.
Cerca de 160 crianças participaram da decoração, produzindo adereços para a árvore de Natal e também para a cortina de mensagens que enfeita o espaço onde passageiros embarcam no Expresso Turístico.
“Tivemos a participação de crianças desde o berçário até o Ensino Fundamental. O objetivo era que cada uma levasse o kit para criar um adereço com a família”.
Os enfeites foram produzidos com papel. Para arrecadar os materiais, Erika teve apoio de outras áreas da CPTM. A montagem da decoração foi feita com a ajuda da equipe da própria Estação Santo André.
“São ideias que vão se materializando. Era uma decoração simples e quando tomou toda essa proporção foi uma surpresa. Fiquei muito feliz, pois vivo essa inclusão, meu filho é autista”, disse Erika.
O projeto também recebeu um nome especial: “Árvore da Amizade – Nossas Diferenças nos Completam”. O objetivo, ao montar a árvore e a cortina, era fazer com que cada delas pudessem ver sua arte exposta.
O espaço, que foi inaugurado em meados de novembro, era aguardado com muita expectativa tanto pelos pais quanto pelas crianças. Erika revela que também pretende organizar um ambiente com mesinhas e materiais para que a garotada que passar pela estação tenha a oportunidade de confeccionar o próprio enfeite.
MAUÁ

Decoração natalina na Estação Mauá. Foto: Divulgação / CPTM.
Por sua vez, na Estação Mauá os preparativos começaram em agosto, quando os colaboradores tiveram a ideia de juntar a sobra de impressão dos bilhetes.
Em outubro, os funcionários iniciaram a confecção dos enfeites, segundo a CPTM. Com o papel, foram feitos floquinhos de neve que deram vida à árvore de Natal, que ganhou ainda bolinhas personalizadas com a imagem de trens.
A ideia partiu da Agente Operacional Nádia Oliver Sakamoto, que organizou todo o processo. A equipe da estação também ajudou na montagem da decoração, que foi inaugurada no início deste mês, de acordo com a Companhia.
Nádia conta que depois dos enfeites finalizados, já recebeu diversos elogios dos passageiros, que se surpreendem com os materiais utilizados.
“Eles acham legal o fato de termos usado o canhoto dos bilhetes, porque é uma ação sustentável. Muitos ficaram curiosos, porque ficou tão bonitinho que nem parece que é reciclável”, disse.
Jessica Marques para o Diário do Transporte