Programa de inovação da NTU entrega solução para riscos ao transporte coletivo durante chuvas no Rio de Janeiro

Publicado em: 28 de novembro de 2019

Riscos afetam passageiros, motoristas e cobradores. Foto: Reuters/Sergio Moraes.

Até o fim da semana, um projeto será enviado à Prefeitura

JESSICA MARQUES

Até o fim desta semana, a Prefeitura do Rio de Janeiro terá em mãos um protótipo de solução para os constantes riscos vividos por motoristas, cobradores e passageiros dos ônibus coletivos urbanos durante o período de chuvas na cidade.

No decorrer da semana, especialistas no assunto estarão reunidos no Centro de Operações Rio (COR), quartel-general das equipes operacionais da prefeitura, para julgar as melhores sugestões apresentadas durante o II Desafio COR – Mentores, no Rio de Janeiro.

O Coletivo, programa inovação em mobilidade urbana e transporte coletivo da NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos) vai pré-incubar a sugestão vencedora.

Ao todo, estão inscritos 16 grupos para apresentação de sugestões para prevenir os danos das chuvas aos coletivos urbanos. Cada um deles fará uma apresentação sobre a solução para o problema e um júri vai decidir qual é a proposta vencedora.

“O ciclo de pré-incubação terá duração de seis meses, com atividades que produzirão o apoio e suporte necessário para o desenvolvimento do protótipo, em fase inicial, para que alcance um nível mínimo de aplicabilidade”, informou a NTU, em nota.

A coordenadora do programa, Maria Luiza Machado, será uma das sete mentoras-anjo desse processo.

“O programa Coletivo será mentor-anjo do projeto, ou seja, vou acompanhar todo o processo de desenvolvimento da solução desde a concepção até a finalização, dando apoio aos grupos que estão trabalhando nos protótipos”, explicou.

A coordenadora informou ainda que a atuação dos mentores anjo, técnicos e de negócios ocorrerá no período de 25 a 29/11. No dia seguinte os jurados vão eleger o projeto vencedor.

“O projeto será abraçado pelo COR, principal interessado em ter um modelo acabado de solução contra os estragos causados pelas chuvas ao transporte coletivo urbano do Rio de Janeiro, que oferece riscos à vida dos passageiros e trabalhadores do transporte. As inscrições para o II Desafio COR Mentores já estão encerradas”, informou a NTU.

Serviço:

II Desafio COR – MENTORES

Data: de 23 a 30 de novembro

Hora: de 9h às 17h

Local: Rua Ulysses Guimarães, 300 – Cidade Nova, Rio de Janeiro – RJ, 20211-225

Segundo a NTU, o programa Coletivo foi criado para promover o desenvolvimento da qualidade de vida e das pessoas por meio da evolução do transporte público coletivo, visando uma mobilidade mais eficiente, moderna e sustentável.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Comentários

Deixe uma resposta