Grupo Águia Branca e EDP assinam contrato para trazer projeto-piloto de ônibus elétrico ao Espírito Santo

Contrato foi assinado nesta semana. Foto: Divulgação.

Previsão de operação do veículo é para 2020

JESSICA MARQUES

O Grupo Águia Branca, por meio da VIX Logística, assinou um contrato com a EDP, empresa que atua em toda a cadeia de valor do setor elétrico, para viabilizar projeto-piloto que viabilizará a circulação do primeiro ônibus elétrico do Espírito Santo.

O objetivo, segundo a VIX, é conhecer e avaliar a viabilidade técnico-econômica da eletrificação do sistema de transporte. O contrato foi assinado nesta quarta-feira, 27 de novembro de 2019.

O ônibus elétrico tem previsão de início de circulação em meados de 2020. O veículo vai operar atendendo a clientes da VIX no estado.

A iniciativa, com duração de dois anos e investimento total de R$ 6,6 milhões, foi contemplada na Chamada Pública da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) para o tema Mobilidade Elétrica Eficiente, via fundo de Pesquisa e Desenvolvimento.

Segundo informações das empresas, o projeto-piloto será composto por um ônibus elétrico e por quatro estações de recarga, operando de forma integrada por meio de uma plataforma de gestão, que permitirá a realização de testes de funcionalidade e do modelo de negócio.

Conforme estipulado em contrato, a EDP será a responsável pela gestão geral e desenvolvimento do projeto, além de prover os serviços de mobilidade elétrica.

“A EDP está desenvolvendo uma solução integrada de mobilidade elétrica e serviços de energia para a eletrificação de frotas corporativas. A parceria com o Grupo Águia Branca representa o investimento nesse segmento e a continuidade dos nossos esforços para potencializar o Espírito Santo como um dos polos mais importantes de mobilidade elétrica do País”, disse Nuno Pinto, gestor executivo de Mobilidade Elétrica da EDP Smart.

Por sua vez, a VIX Logística será a operadora do ônibus, que realizará os testes de funcionalidade e as análises de viabilidade. Também participarão do consórcio as empresas Siemens, como fornecedora das soluções de carregamento, e a Certi, que contribuirá com estudos específicos de mercado, questões regulatórias e análises de viabilidade econômica.

“Trata-se de um projeto pioneiro no Estado do Espírito Santo que nos possibilitará conhecer e avaliar a viabilidade técnico-econômica da eletrificação do sistema de transporte. Este projeto, que contará com teste em ambiente real no transporte de passageiros, em linhas selecionadas, nos possibilitará evoluir para obtenção de custos competitivos em tecnologias alternativas ao diesel para ofertar aos nossos clientes”, afirmou Kaumer Chieppe, vice-presidente do Grupo Águia Branca.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Comentários

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading