Projeto tem como objetivo estimular oportunidades de trabalho legal e aumentar receita da Companhia
JESSICA MARQUES
Um passo foi dado nesta semana para acabar com “shopping trem” na Região Metropolitana de São Paulo e ainda gerar receita para o governo. A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) assinaram nesta segunda-feira, 25 de novembro de 2019, um projeto para capacitar gratuitamente vendedores informais que atuam dentro das estações, plataformas e trens da Companhia.
Conforme publicado pelo secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, nas redes sociais, o programa vai “estimular oportunidades de trabalho legal e, futuramente, aumentar a receita da CPTM, uma vez que o empreendedor vai passar a ser um cliente da companhia”.
Isso porque, além da capacitação gratuita oferecida pelo Sebrae, os vendedores terão a oportunidade de atuar legalmente com vendas nas dependências da CPTM. Entretanto, não foi definido um prazo ou as regras para que isso ocorra.
O que já foi definido é que as duas primeiras turmas vão começar o curso no dia 04 de dezembro de 2019, na estação Engenheiro Goulart, na Zona Leste de São Paulo, que atende as linhas 12-Safira e 13-Jade da CPTM.
Ao todo, serão até 24 pessoas em cada turma. Uma será das 9h às 13h e outra das 14h às 18h. Todos os ambulantes interessados na capacitação podem se candidatar, mas a escolha dos participantes fica sob responsabilidade do Sebrae.
Confira os detalhes na publicação do Instagram:
PRÁTICA ILEGAL
Em um ano, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) apreendeu mais de 2 milhões de mercadorias de vendedores ambulantes. O número foi registrado em 2018 e representa um aumento de 15% com relação ao ano anterior.
No ano passado, foram exatamente 2.031.651 mercadorias apreendidas pela companhia, enquanto em 2017 foram 1.773.217 itens. Os dados foram obtidos pelo Diário do Transporte via Lei de Acesso à Informação.
Em nota, na ocasião, a CPTM informou que o comércio ambulante não é permitido nos trens e estações. A companhia ressaltou ainda que a prática é ilegal e que a apreensão das mercadorias está respaldada no Decreto Federal 1832, de 04/03/1996, que regulamenta o transporte ferroviário.
Jessica Marques para o Diário do Transporte
