Gestão Bruno Covas promete responder sugestões sobre 38 km faixas de ônibus em dezembro
Publicado em: 25 de novembro de 2019
Prefeitura diz que novos espaços serão implantados até o final de 2020 e, se houver exclusão de algum trecho, outra faixa vai substituir
ADAMO BAZANI
A prefeitura de São Paulo prometeu nesta segunda-feira, 25 de novembro de 2019, que ao longo do mês de dezembro vai publicar as respostas das críticas e sugestões apresentadas nas audiências públicas sobre os 38 km de faixas para ônibus que a gestão quer implantar até o fim de 2020.
As respostas vão ser publicadas no site da SMT – Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes e enviadas para o e-mail de quem fez a sugestão.
Nos dias 13, 18, 21 e 22 de novembro foram realizadas audiências públicas para apresentar os projetos de novas faixas nas Subprefeituras de Pirituba, Butantã, Campo Limpo e Vila Prudente.
Segundo a SMT, “foi a primeira vez que a população de São Paulo foi ouvida sobre a implantação de faixas de ônibus de forma ampla e participativa.”
A prefeitura diz que pode fazer alterações dos projetos iniciais com base nas sugestões.
550 km de faixas:
Por meio de nota, a SMT reforçou a promessa da gestão de implantar até o fim do ano de 2020, 38 km de faixas para ônibus, o que elevaria o total deste tipo de espaço dos atuais 512 km para 550 km.
As faixas não são exclusivas, já que os ônibus dividem espaços com os táxis e cedem vez para conversões à direita, mas mesmo assim, podem ampliar a velocidade dos coletivos já que os carros comuns não podem trafegar por estes espaços.
A maior parte das faixas, cerca de 400 km, foi implantada ainda na gestão Fernando Haddad (2013/2016).
A gestão Bruno Covas diz que se algum trecho do projeto atual não receber mais faixa por alguma mudança, será implantada uma faixa em outro lugar com a extensão proporcional.
Nas vias onde devem ser implantadas as novas faixas, passam em média, segundo a secretaria de Mobilidade e Transportes, em torno de 320 mil passageiros, sendo 79.200 na região central, 43.500 na zona norte, 31.800 na região leste, 73.700 na zona sul e 91.800 na oeste.
Já em relação aos corredores, a meta de 72 km de espaços exclusivos anunciada por João Doria em 2017, quando assumiu a prefeitura, foi reduzida pelo sucessor, Bruno Covas, para 9,4 km por questões orçamentárias. João Doria deixou a prefeitura em abril e 2018 para as eleições estaduais.
A cidade de São Paulo hoje tem apenas 144 km de corredores exclusivos para ônibus, dos quais 129 km foram implantados pela Prefeitura e 15 km pelo Governo Estadual ao longo de várias gestões. O número é considerado pequeno para uma frota de quase 14 mil ônibus que percorrem em torno de 4,5 mil km de vias.
Confira os locais onde devem ser implantados os 38 km de novas faixas de ônibus:
Centro
Rua da Cantareira
Rua Conselheiro Furtado
Rua São Caetano / Rua Monsenhor Andrade
Rua Oriente
Rua Barão de Ladário
Rua Miller
Largo da Concórdia / Viaduto do Gasômetro
Rua do Gasômetro
Norte
Avenida Deputado Cantídio Sampaio
Avenida Fiorelli Peccicaco
Avenida Raimundo Pereira de Magalhães
Avenida Mutinga
Leste
Rua São Teodoro
Avenida Pires do Rio
Avenida Sapopemba
Avenida Luiz Ferreira da Silva (binário com a Av. Sapopemba)
Sul
Avenida Yervant Kissajikian
Avenida Carlos Lacerda
Estrada das Lágrimas e ruas Alencar Araripe e Caripurá
(implantação de mão única / binário)
Rua Salvador Simões
Rua Gentil de Moura
Oeste
Avenida Ministro Laudo Ferreira de Camargo
Avenida Luciano Laurana
Rua Sumidouro
Rodovia Raposo Tavares
As ações foram definidas pela Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT), em parceria com a São Paulo Transporte (SPTrans) e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).
Serviço:
Confira as datas e endereços dos locais das audiências:
Leste e centro
Quando: 13 de novembro
Onde: Subprefeitura de Vila Prudente
Avenida do Oratório, nº 172 – Jardim Independência
Sul
Quando: 18 de novembro
Onde: Subprefeitura do Campo Limpo
Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, nº 59 – Campo Limpo
Oeste
Quando: 21 de novembro
Onde: Subprefeitura do Butantã
Rua Dr. Ulpiano da Costa Manso, nº 201 – Jardim Peri Peri
Norte
Quando: 22 de novembro
Onde: Subprefeitura de Pirituba
Rua Luís Carneiro, nº 193 – Vila Barreto
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
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E aí pergunto: Cadê os Vereadores da Área 2 ?! Cachoeirinha, Tucuruvi, Jaçanã, Vila Maria, Limão… e etc… Cadê os Líderes Comunitários e afins…?! Vamos sempre ficando no ostracismo… Eita Zona Norte Área 2 esquecida! Aff!
Não adianta fazer a faixa e não fiscalizar, Avenida Aricanduva tem ,está em muitos lugares apagada e os radares são poucos, o que facilita a vida dos infratores, nem CET, Sptrans, Polícia Militar do Trânsito ou GCM fazem fiscalização no local, que virou terra de ninguém
Rua Salvador Simões não precisa.
Na Gentil de Moura tem que ser pensado na subida vindo da av Nazaré até a estação ou um ponto acima.
Talvez só em alguns horários críticos, nada radical.
Para quem a prefeitura trabalha não querem corredores de ônibus, o Doria prometeu 72 Km não entregou nada, e virou governado, aqui em SP funciona assim, quanto pior for o prefeito para o povo, melhor para se candidatar