Marcopolo e Randon ampliam parceria em estudos avançados de engenharia para ônibus

Nova área construída está prevista para ser entregue em 2020. Foto: Gelson Mello da Costa / Divulgação.

Empresas inauguram área de sigilo para pesquisas

JESSICA MARQUES

Após mais de um ano de parceria tecnológica, a Marcopolo e as Empresas Random ampliaram o acordo para o desenvolvimento conjunto no CTR (Centro Tecnológico Randon). Juntas, as companhias inauguraram uma área de sigilo para estudos avançados de engenharia para ônibus.

A área, com total confidencialidade e acesso restrito, conta com a estrutura tecnológica necessária para atender os profissionais da Marcopolo envolvidos no processo de validação dos projetos, segundo a fabricante de ônibus.

“A ampliação da parceria está alinhada à estratégia da Marcopolo de foco na qualidade, inovação e competitividade, e demonstra o sucesso alcançado pelas duas empresas, unindo conhecimento e experiências numa enorme sinergia vivencial em favor da excelência do produto final”, disse o CEO da Marcopolo, James Bellini, em nota.

“A sinergia entre as áreas técnicas já ocorre de forma intensa, a ponto de que as empresas conseguiram transcender os propósitos inicialmente estabelecidos”, afirmou o COO da divisão Autopeças das Empresas Randon, Sérgio Carvalho.

Exemplo disto são os estudos de correlações estruturais e elaboração de testes que visam a celeridade na validação de subsistemas do veículo, estudos estes que já se tornaram objeto de patente conjunta entre as empresas.

Centro Tecnológico Randon

Com a construção de uma nova área asfaltada de 53 mil m2, o Centro Tecnológico Randon (CTR) torna-se o primeiro da América Latina a contar com uma Área de Dinâmica Veicular (VDA, na sigla em inglês).

O avanço, segundo a Marcopolo, permitirá avaliações dinâmicas em veículos comerciais para desenvolvimento e homologação de sistemas de controle de estabilidade – uma demanda legal que passará a ser exigida para toda a frota brasileira a partir de 2022.

“A ampliação contará, também, com uma pista especial para testes de sistemas auxiliares de frenagem, o ABS. A pista terá 300 metros de comprimento e seis metros de largura, com áreas de escape para execução segura de manobras. Assim, o complexo se torna uma opção diferenciada para o mercado, com dimensões e capacidades de carga adequadas às Combinações de Veículos de Carga (CVCs) existentes no Brasil.”

A previsão é de que as obras estejam concluídas na metade de 2020. Dentro da política ambiental das Empresas Randon, o projeto de expansão conta com a devida e adicional compensação ambiental.

Desde a concepção, o espaço foi desenhado para comportar veículos comerciais de até 16 toneladas por eixo. Ao fim da execução, estará plenamente capacitado para atender toda gama de veículos automotores e rebocados em circulação, incluindo os de passeio e as motos.

“Todo o complexo foi cuidadosamente projetado, desenvolvido e estruturado para atender as particularidades de combinações de veículos de carga previstas pela legislação brasileira”, disse o diretor de Tecnologia e Inovação de Produto da Divisão Autopeças das Empresas Randon, César Augusto Ferreira.

Ainda de acordo com a Marcopolo, as novidades chegam exatamente para antecipar-se ao atendimento de uma determinação legal que entrará em vigor por etapas e atingirá grau completo em 2024: a Resolução 641 do CONTRAN, que passará a exigir controle de estabilidade em toda a frota nacional.

“A legislação prevê parâmetros rigorosos e manobras específicas para homologação dos veículos, incluindo semirreboques. São necessidades que estamos prontos para atender no CTR”, explica Ferreira.

Com um investimento de aproximadamente R$ 10 milhões na ampliação, o complexo de 87 hectares que hoje conta com mais de 20 diferentes tipos de pistas terá novas e melhoradas áreas para execução de ensaios dinâmicos.

Além disso, cerca de R$ 3 milhões foram recentemente adicionados para incremento do laboratório estrutural, expandindo ainda mais a capacidade de testes para atendimento de montadoras e das Empresas Randon, também de acordo com a Marcopolo.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Comentários

Comentários

  1. Paulo Gil disse:

    Amigos, boa noite.

    Parabéns pela iniciativa Randon e Marcopolo.

    Incorporem ai um espaço para a participação dos apaixonados por buzões os quais podem contribuir e muito.

    Att,

    Paulo Gil

  2. Laurindo Junqueira disse:

    Espero q desta vez eles ouçam a opinião dos passageiros! É q, desta vez o façam de modo profissional! Abcs

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