Cartões de transporte e bilhetagem de Rio Grande (RS) devem ser trocados até o fim deste ano

Publicado em: 12 de novembro de 2019

Ônibus de Rio Grande. Cada veículo está com dois validadores

Ônibus estão com dois validadores. Novo sistema vai permitir recarga por celular e, posteriormente, será possível pagar tarifa com cartões bancários

ADAMO BAZANI

Os moradores de Rio Grande, no litoral do Rio Grande do Sul, devem estar atentos porque até o final do ano devem trocar os cartões do transporte coletivo.

Desde esta segunda-feira, 11 de novembro de 2019, os ônibus das empresas Noiva do Mar e Transpessoal estão operando com dois validadores.

Os validadores de cor amarela, usados atualmente, vão ser retirados no dia 31 de janeiro de 2020, data limite para o uso dos atuais cartões.

O novo validador é de cor grafite e já está em operação.

A troca de cartões não terá custos e o saldo antigo vai ser repassado para o bilhete novo.

O recadastramento deve ser feito na sede do “Mais Rio Grande”, na Rua Marechal Floriano Peixoto, 521.

GRATUIDADES:

Quem possui direito a gratuidade, deve a partir da próxima segunda-feira, 18 de novembro de 2019, se recadastrar no “Mais Rio Grande”, na Rua Marechal Floriano Peixoto, 521; ou no Shopping Praça Rio Grande, na Ru Jockey Clube, 155 – Vila Prado. O passageiro deve levar documentos pessoasi, o cartão atual e comprovante de residência.

VALE-TRANSPORTE:

Os trabalhadores que usam vale-transporte não vão precisar se dirigir aos postos de atendimento porque a troca será feira pelo empregador.

ESTUDANTES:

Os estudantes terão de se recadastrar a partir de 02 de janeiro de 2020. Para não haver necessidade de longos deslocamentos, os alunos da Universidade Federal do Rio Grande – Furg vão contar com um espaço dentro do Centro de Convivência para a troca de cartões. Também poderão ser atendidos na sala especial alunos de outras instituições e demais passageiros.

APLICATIVOS, BIOMETRIA E CARTÕES DE BANCO:

A nova bilhetagem, de acordo com as empresas de ônibus, terá algumas novidades.

Pelo aplicativo  CittaMobi, que hoje só mostra os horários dos ônibus na cidade, será possível comprar créditos de transporte. Os novos validadores operam online com internet 3G e 4G. Assim, minutos depois da compra, os créditos já estarão disponíveis para uso.

O número de pontos vai ser ampliado com 70 novos locais.

O sistema de leitura da impressão digital para evitar fraudes no uso das gratuidades vai ser substituído por biometria facial, que compara fotos tiradas dos passageiros no momento do uso com a foto cadastrada no sistema. A biometria facial é considerada mais prática e mais precisa.

Num segundo momento, sem data ainda anunciada, os passageiros poderão usar os cartões de crédito e débito de bancos para pagar a tarifa de ônibus. A funcionalidade vai ser implantada após a migração total do sistema.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transporte

Comentários

  1. Mariam disse:

    Obrigado pela informação!

  2. andlehnAndré disse:

    Até que um dia! E espero que humanizem os pontos de venda, pois falar com um espelho e um alto-falante é no mínimo constrangedor, chega a ser desumano!

  3. waldemir marques disse:

    o site poderia explicar como o empregador altera o cartão de seus empregados?

Deixe uma resposta