VÍDEO: Acompanhamos a demonstração dos sistemas de segurança para ônibus da Volvo

Publicado em: 11 de novembro de 2019

Ao lado da Pedra Azul, do Espírito Santo, TransAcácia, do Parana, foi a primeira a adquirir o sistema que custa R$ 25 mil

Freio inteligente automático, programação de velocidade e alerta para mudança de faixa estão entre as funcionalidades

ADAMO BAZANI

Como mostrou o Diário do Transporte, na última semana a Volvo apresentou em Morretes, litoral paranaense, um conjunto de sistemas de segurança para ônibus rodoviários.

Entre as funções está a frenagem automática em estágios, sendo que no último, se não houver nenhuma ação do motorista, na aproximação do obstáculo, o sistema freia o ônibus sozinho.

Também há uma funcionalidade pela qual o sistema mantém a distância do veículo da frente de acordo com a velocidade e condições de tráfego. É semelhante a um sistema de controle de trens – CBTC – que parte das linhas do Metrô de São Paulo usa, por exemplo.

A reportagem fez o trajeto entre Curitiba e Morretes num ônibus de dois andares da empresa TransAcácia, de Maringá. No caminho teve de tudo, sol, chuva, neblina, via de terra com árvores sendo “lambidas” pelo ônibus, que é bem alto.

Em parceira com o ViaTrolebus, o Diário  do Transporte traz imagens desta demonstração e as entrevistas com o presidente da Volvo Bus America Latina, Fabiano Todeschini, e com o proprietário da TransAcácia Turismo, Antônio Maria Reinaldo.

Acompanhe

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Deixe uma resposta