Projeto que prevê identificação de linhas na lateral e traseira dos ônibus tem veto mantido pela Câmara de Santo André

Publicado em: 6 de novembro de 2019

Na cidade, o nome e número do itinerário estão apenas na parte da frente e, em alguns veículos, na lateral. Foto: Matheus Ferreira de Campos / Ônibus Brasil.

Comissão de Justiça rejeitou proposta e vereadores mantiveram decisão

JESSICA MARQUES

Conseguir identificar uma linha de ônibus pela lateral ou traseira do veículo é uma prática cada vez mais longe da realidade em Santo André, no ABC Paulista.

Na cidade, o nome e número do itinerário estão apenas na parte da frente e, em alguns veículos, na lateral, diferentemente da capital, onde a informação está visível em pelo menos três lados do ônibus.

Nesta terça-feira, 05 de novembro de 2019, houve discussão e votação do veto total de um projeto de lei que dispõe sobre instalação de identificação das linhas de ônibus municipais, nas partes lateral e traseira dos ônibus, permitindo a visualização da letra e numeração à distância.

A Comissão de Justiça rejeitou a proposta e, nesta sessão, os vereadores decidiram por manter o veto. Quando um projeto é rejeitado por uma ou mais comissões, vai para o plenário para apreciação.

“Discussão e votação do VETO TOTAL ao Autógrafo nº 117/19, protocolo 17769, referente ao PROJETO DE LEI CM 231/17, que dispõe sobre instalação de identificação das linhas de ônibus municipais, nas partes lateral e traseira dos ônibus, permitindo a visualização da letra e numeração à distância, no Município de Santo André. A Comissão de JUSTIÇA apresentou o Parecer nº 119/19 opinando pela sua REJEIÇÃO. (VETO MANTIDO)”, informou a Câmara, por meio de nota.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Comentários

  1. Luiz gomes disse:

    Uma vergonha esse veto injustificavel .os vereadores nao tem noçao da dificuldade das pesssoas.basta ir no ponto da av indudtrial ao lado da rodoviaria para ver as pessoas correndo para chegar ate a frente do onibus e identificar qual seu destino.idosos dificuldades de locomoçao etc.pesames aos nossos vereadores

  2. genunes sousa disse:

    Esses vereadores de Santo André são uma vergonha ,fizeram isso por que não pegam ônibus e não sabe a dificuldade da população que precisa ,não pensam na população e sim nos empresários dono dos ônibus devido o gastos pra reformas se fosse aprovado ,vergonha vereadores

  3. busologo27 disse:

    olha aqui em são Paulo os ônibus tem identificação na frente e atrás não e caro fazer isso nos ônibus que não tem o letreiro luminoso tem uma placa pintada indicando o numero da linha e claro que essa realidade hoje já esta sumindo com o fim da frota de 2008 que as primeiras unidades que vieram ainda não tinham o luminoso mas as ultimas e de 2009 p frente todos os ônibus já vem de fabrica com esse luminoso aqui algumas empresas já tem a placa luminosa nas laterais dos coletivos e claro que so a essa placa luminosa nos articulados e super articulados mas já e alguma coisa apenas 4 empresas operam com eles assim em breve isso deve se expandir pras demais agora e o fim da picada imaginar que políticos que foram eleitos pra ajudar e servir a população so atrapalhem a sociedade que os elegeu lamentavel

  4. Leonardo disse:

    Me recordo quando haviam essas identificações nas laterais próximo a porta dianteira e na traseira lado direto dos ônibus municipais de Santo André.
    Vi muito acidente em pontos movimentados como Oliveira Lima por exemplo, principalmente com pessoas idosas…. vinha em direção ao ponto e viam a placa identificando a linha na parte traseira ou na lateral dos veículos e corria para embarcar na porta traseira que estava aberta pois haviam descido passageiros, e sem se identificar ao motorista subiam na porta do meio ou na ultima porta traseira…. o motorista sem ter visão e sem saber que a pessoa embarcaria pois não se identificou, só veio correndo e pulou no ônibus, fecha a porta, ou sai com ônibus e a pessoa, cai, fica presa no meio das portas e por ai vai.
    Na minha opinião, se o passageiro esta no ponto ele vai ver a linha na parte da frente e dar sinal…. se ele esta fora do ponto, não tem porque saber qual a linha do ônibus que esta lá parado…porque ai vai querer correr, atravessar a rua correndo, embarcar desesperadamente e ai acontecem os acidentes

Deixe uma resposta