Guarulhos abre concorrência para implantação de corredores de ônibus nas avenidas Papa João Paulo I e Monteiro Lobato

Objetivo dos corredores de ônibus é aumentar a velocidade média dos coletivos, reduzindo o tempo gasto pelos usuários do sistema. Foto: Elias Roberto Alves

Sessões públicas serão realizadas nos dias 28 e 29 de novembro

ALEXANDRE PELEGI

A cidade de Guarulhos, Grande São Paulo, anunciou o lançamento da licitação para a execução de serviços especializados de engenharia, projetos e obras com vistas à implantação de dois corredores de ônibus, nas Avenidas Monteiro Lobato e Papa João Paulo I.

Os atos constam em edição do Diário Oficial do Estado deste sábado, 26 de outubro de 2019.

Os certames serão realizados pelo sistema RDC – Regime Diferenciado de Contratação.

Por essa modalidade, a definição do vencedor se dá pelo menor preço e os concorrentes apresentam suas propostas e ofertas por meio de lances públicos.

Regulamentado em outubro de 2011, o RDC (Lei nº 12.462) busca encurtar o tempo do processo e o custo dos projetos por adotar o critério de inversão de fases. Como características desse sistema, os concorrentes não têm acesso ao orçamento da obra, e possuem um único prazo recursal de cinco dias úteis no fim da fase de habilitação.

Os certames estão marcados para as seguintes datas e horários:

28 de novembro de 2019, às 9hs: Contratação de empresa para a execução de serviços especializados de engenharia projeto e obras para a construção do corredor de ônibus Avenida Papa João Paulo I. O julgamento será pelo menor preço, com modo de disputa: combinado fechado/aberto e regime de execução: contratação integrada.

29 de novembro de 2019, às 9hs: Contratação de empresa para a execução de serviços especializados de engenharia projeto e obras para a construção do corredor de ônibus Avenida Monteiro Lobato. Julgamento será pelo menor preço, com modo de disputa: combinado fechado/aberto e regime de execução: contratação integrada.

Os editais deverão ser obtidos no site www.guarulhos.sp.gov.br, no link Licitações.

Guarulhos_Licita.png

PREVISÃO PARA 2020

O lançamento dos certames já havia sido confirmado pelo secretário de Obras, Marco Antonio Guimarães, no dia 07 de julho deste ano, em audiência pública do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO 2020 de Guarulhos. Segundo ele, a cidade receberá três novos corredores de ônibus até 2020, o que inclui os dois novos corredores agora em licitação, assim como o da avenida Santos Dumont, com 40% das obras já executadas como mostrou o Diário do Transporte em matéria publicada no dia 9 de outubro deste ano. Relembre: Prefeitura de Guarulhos promete entrega do Corredor Santos Dumont para até abril de 2020

A implantação dos dois corredores está prevista no Plano de Mobilidade Urbana de Guarulhos, lançado em fevereiro deste ano:

PMU_Guarulhos

PMU_Guarulhos_Mapa.png

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Sandra disse:

    Não vejo nenhuma necessidade de corredor de ônibus na monteiro Lobato, isso é mais um meio de faturamento o corredor da santos Dumont já era p ter sido entregue, tá aí p ser entregue em abril só Deus sabe da ano

    1. Morais Aldo disse:

      Esse prefeito com certeza é o pior que já passou por aqui, a cidade falida e esse fanfarrão pensando em corredor de ônibus

  2. Oscar Stahlberg disse:

    Precisamos acabar com a cobrança de três valores diferentes em um ônibus isso é proibido por lei e ninguém faz nada pra isso acabar.

  3. ADILSON GOMES disse:

    São exceção avenidas com maibde três faixas em Garulhos, que j tem um trânsito caótico, ai vem um projeto como neste, ja foi feito estudo de impacto em toda a região?

  4. Aminaildes Neri de Almeida disse:

    Aqui em Guarulhos é a passagem de ônibus mais cara do que em São Paulo..os ônibus de Guarulhos parece que tiram do ferro velho, quantas vezes eu fiquei esperando outro, por conta de ter quebrado O 263 é um verdadeiro LIXO. Moro uma travessa do chopping Maia, esse aqui não é o Maia e sim flor da montanha.e aí PREFEITO você foi o pior PREFEITO de Guarulhos…tira essa empresa da Vila Galvão..só tem LIXO..o Bairro agradece.

Deixe uma resposta