Rede de assistência social de São Paulo recebe 19 micro-ônibus

Os veículos fazem parte de um lote de 500 unidades produzidas pela Volkswagen para o Ministério do Desenvolvimento Social. Foto: Angelo Baima / Prefeitura de Santo André.

Veículos possuem carroceria Neobus Thunder e chassis Volkswagen

JESSICA MARQUES

O Ministério da Cidadania entregou a municípios de São Paulo 19 micro-ônibus que irão apoiar as prefeituras e entidades sem fins lucrativos que prestam serviços à população. No total, foram investidos R$ 5,3 milhões.

Os municípios contemplados com os micro-ônibus foram Araçariguama, Campinas, Campos do Jordão, Diadema, Franca, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Jundiaí, Mauá, Mogi das Cruzes, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São José dos Campos, Sorocaba e Tietê.

Os veículos possuem carroceria Neobus Thunder Way e chassi Volksbus 8.160 ODR. A cerimônia de entrega foi realizada nesta quinta-feira, 24 de outubro de 2019.

Os veículos fazem parte de um lote de 500 unidades para o Ministério do Desenvolvimento Social. A Volkswagen venceu uma licitação em 2018 para a entrega dos veículos, todos com carroceria Neobus.

O modelo oferece acessibilidade via DPM (Dispositivo de Poltrona Móvel) e tem capacidade para transportar 25 passageiros, um motorista e um cadeirante.

Em todo o Brasil, 634 veículos já foram entregues, sendo 295 carros e 339 micro-ônibus. Desse total, São Paulo já foi contemplado anteriormente com 41 veículos, com investimento de R$ 3,9 milhões.

O processo de aquisição dos automóveis foi feito de forma centralizada por meio de Ata de Registro de Preços, o que, segundo o Ministério da Cidadania, permite redução no tempo e na otimização da compra, além de padronizar os veículos que atendem à população.

A aquisição dos veículos pelo Ministério tem a finalidade de viabilizar a realização das ações da assistência social, beneficiando os usuários e as equipes multidisciplinares referenciadas à rede de proteção social básica e especial integrantes do SUAS (Sistema Único de Assistência Social).

O objetivo dessa rede socioassistencial é identificar e direcionar programas e benefícios a pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade.

Os micro-ônibus integram o MobSuas (Estrutura de Mobilidade no Sistema Único de Assistência Social), um programa do Ministério da Cidadania que tem como objetivo garantir o direito de ir e vir na assistência social com segurança, com conforto e com qualidade.

“Os veículos entregues pelo MobSuas ampliam a mobilidade, a acessibilidade e o transporte de idosos, pessoas com deficiência e demais usuários do Sistema Únicos de Assistência Social (SUAS), bem como das equipes de referência multidisciplinares para a realização das ações, serviços, programas e projetos da assistência social”, informou o Ministério, em nota.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta