Após criar linhas de ônibus para Santo André, menino de 10 anos entrega projeto de trem intercidades para CPTM

Entrega da ideia foi feita durante uma visita ao CCO (Centro de Controle Operacional) da Companhia. Foto: Arquivo pessoal.

Linha 24-Âmbar teria 18 estações de Bragança Paulista a Tiquatira

JESSICA MARQUES

Não são somente os ônibus que fazem parte dos projetos de Henrique Bastos Virgens, de 10 anos. Após criar quatro linhas para o transporte coletivo de Santo André, no ABC Paulista, e sugerir os itinerários ao prefeito, o garoto levou à CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) a ideia de um trem intercidades.

De acordo com o “projeto” de Henrique, a Linha 24-Âmbar teria 18 estações de Bragança Paulista a Tiquatira, na cidade de São Paulo. A entrega da ideia foi feita durante uma visita ao CCO (Centro de Controle Operacional) da Companhia, na última semana.

“Durante a visita, Henrique mostrou o ‘projeto da Linha 24’ para o analista de Marketing que o acompanhava. O analista viu que a linha tinha o número e uma cor [24-Cinza] e sugeriu que a linha tivesse o nome de alguma pedra preciosa, já que as cores são padrão do Metrô. Ao ouvir a sugestão, Henrique pegou a folha da mão do analista e disse que iria ‘consertar'”, informou a CPTM, em nota ao Diário do Transporte.

86b3a21d-e2e5-4207-ba85-ff9c9923f2b7

“Ele descreveu o trajeto, as estações e o tempo estimado de viagem. Trata-se do desenvolvimento livre de uma ideia. Não é um estudo técnico, mas vale como demonstração do interesse do Henrique pelo assunto”, informou também a Companhia.

Apesar de o projeto ter sido feito com base em ideias e análises, sem o embasamento de estudos técnicos, o menino teve a oportunidade de apresentá-lo à equipe da Companhia.

WhatsApp Image 2019-10-11 at 18.28.49

Projeto de Henrique foi apresentado em uma folha de papel. Foto: Arquivo Pessoal.

Em uma folha de papel, Henrique detalha quais seriam as composições que operariam na linha: das séries 7500 e 8500. Segundo o garoto, o trajeto teria transferência para as linhas 2-Verde do Metrô, 12-Safira e 13-Jade da CPTM.

Uma das estações, Vila Galvão, teria integração com o Terminal Metropolitano Vila Galvão da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), também de acordo com o projeto de Henrique.

A Linha 24-Âmbar da CPTM, segundo Henrique, também facilitaria o acesso ao Aeroporto Municipal de Atibaia, no interior de São Paulo.

MOMENTOS DE EMOÇÃO

WhatsApp Image 2019-10-11 at 18.34.19

Henrique se impressionou com tamanho do painel do CCO. Foto: Arquivo Pessoal.

Além de apresentar o projeto aos funcionários da CPTM, Henrique viveu momentos de emoção ao ser recebido no CCO do Brás. Desde a espera na recepção, a ansiedade e alegria tomavam conta do menino, que foi com a mãe para a visita.

“Foi muito legal, fiquei emocionado demais. Foi muito feliz o dia de hoje, eu já sou um metroferroviário”, disse Henrique, ao Diário do Transporte, quando a visita acabou.

WhatsApp Image 2019-10-11 at 18.30.37

CCO da CPTM está localizado no Brás. Foto: Arquivo Pessoal.

Além de conhecer todos os detalhes do funcionamento do Centro de Controle Operacional, Henrique também teve a oportunidade de por a mão na massa.

“O que eu mais gostei foi quando eles deixaram eu fazer uma mudança de linhas nos trens S004 (8001-8004) e no S048 (8045-8048), mas no simulador. O tamanho do painel é maravilhoso”, afirmou Henrique, ainda emocionado.

Henrique também pôde fazer os anúncios no microfone e realizar o sonho de dizer frases como “trem estacionado na plataforma 6 não prestará serviço, favor desembarcar”.

Confira os momentos mais marcantes da visita:

O jovem também contou ao Diário do Transporte que gosta tanto do sistema metroferroviário que levou um bolo aos seguranças da CPTM quando fez aniversário, neste ano.

A paixão por trens está tão evidente que, quando Henrique foi visitar o prefeito Paulo Serra no Paço Municipal de Santo André para entregar o projeto das linhas de ônibus, ganhou um presente do chefe do Executivo: um livro dos 20 anos da CPTM.

2a1a7aa6-00f9-4e1b-b650-44b4edae176a

Prefeito Paulo Serra presenteou Henrique com livro sobre a CPTM. Foto: Arquivo Pessoal.

Relembre: Menino de 10 anos cria linhas de ônibus para Santo André e é recebido pelo prefeito

VISITA AO CCO

WhatsApp Image 2019-10-11 at 18.31.48

Passageiros podem conhecer CCO da CPTM mediante agendamento. Foto: Arquivo Pessoal.

Em nota ao Diário do Transporte, a CPTM informou que oferece um programa de visitas ao CCO, para grupos interessados na ferrovia. As visitas são realizadas durante a semana, com agendamento prévio.

TREM INTERCIDADES TERÁ AUDIÊNCIA EM JANEIRO

Apesar de o projeto de Henrique prever um trem intercidades, a CPTM já avalia a implantação de uma linha ferroviária que cruza municípios, entre São Paulo, Jundiaí, Americana e Campinas.

Como mostrou o Diário do Transporte, em evento no Arena ANTP, realizado na última semana de setembro, o Secretário Executivo dos Transportes Metropolitanos, Paulo José Galli, afirmou que em janeiro de 2020 o Trem Intercidades terá a realização de uma audiência pública para que a iniciativa privada assuma os projetos, obras e operação.

A linha será a primeira de um pacote de trens que vão ligar diferentes regiões metropolitanas. O projeto vai englobar também a concessão da linha 7 – Rubi da CPTM.

Representando o Secretário Alexandre Baldy, Galli ainda disse que o Governo do Estado de São Paulo elabora o PITU – Plano Integrado de Transportes Urbanos para 2040 com algumas prioridades, como expansão do Metrô para cidades vizinhas da capital e ampliação dos corredores de ônibus metropolitanos.

Outro objetivo é integrar a região com uma tecnologia única de Bilhetagem Eletrônica.

Relembre: Em janeiro, Trem Intercidades terá audiência pública e BRT do ABC está com projeto final avançado

Pedro Moro, presidente da CPTM, e Paulo Galli, secretário-executivo da Secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado, estiveram em Jundiaí em 10 de outubro de 2019, para debater a viabilidade de implantação de duas linhas de trem dentro do projeto Intercidades.

Relembre: Jundiaí discute linhas de Trem Intercidades com presidente da CPTM e secretário-executivo da STM

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. CASSIO ROGERIO SABINO disse:

    Gostaria de convidar e o garoto para fazer uma visita a Sambaiba Transportes Urbanos Ltda

    1. Rosangela Bastos Manzano Manzano disse:

      Nossa
      Parabéns pela sua atitude!!

  2. Parabéns à ele, em se importar por melhorias, coisa que gente grande do Palácio apenas conjectura, propaga e não sai do papel.

  3. WILLIAM DE JESUS SANTOS disse:

    Pois é, este garoto tem um talento nato sobre transportes. Mas vocês acham que algum político daqui de SP vai olha-lo e aproveita-lo no futuro, ou vai colocar mais um “analista” que nunca sequer pegou ônibus na vida?

  4. Alessandra Bastos Pereira disse:

    Obrigada,muito obrigada Jéssica!Estou muito muito emocionada,Deus te abençoe pela linda matéria.

  5. Rodrigo Zika! disse:

    Parabéns ao menino, mas infelizmente moramos em um país que ser político e garantia de aposentadoria, que se da o contribuinte que paga o salário deles.

  6. Rosangela Bastos Manzano Manzano disse:

    Henrique parabéns
    Estou maravilhada com a matéria
    Show 👏👏
    Deus te abençoe sempre!!

  7. Rosangela Bastos Manzano Manzano disse:

    Jessica
    Parabéns pela matéria 👏👏

Deixe uma resposta