Último dia: Riocard antigo deixa de ser aceito no BRT nesta quarta-feira

Publicado em: 15 de outubro de 2019

Os passageiros podem realizar a troca em 67 pontos. Foto: Divulgação.

Cerca de 40% dos usuários ainda não fez a troca pela nova versão

JESSICA MARQUES

Esta terça-feira, 15 de outubro de 2019, é o último dia em que o Riocard Mais antigo do modelo Expresso será aceito no BRT do Rio de Janeiro. Nesta quarta-feira, 16, os passageiros não vão mais conseguir utilizar a versão desatualizada nos ônibus de trânsito rápido da cidade.

Quem ainda possuir cartões da categoria Expresso na versão antiga podem fazer a troca gratuitamente nas paradas de ônibus dos corredores exclusivos. Cerca de 40% dos usuários ainda não fez a troca pela nova versão, segundo informações da RioCard.

Os passageiros podem realizar a troca em 67 pontos de segunda a sexta-feira, entre 7h e 19h. O atendimento também é feito aos sábados e domingos, entre 7h e 13h. De acordo com a RioCard, o procedimento poderá ser realizado até o próximo dia 31.

Para realizar a mudança, o cliente precisa apresentar o cartão antigo do tipo Expresso em um dos postos de troca exclusivos. No ato, todas as informações, como saldo, recargas, benefícios tarifários, serão transferidas integralmente para o novo cartão. Não é necessário apresentar documentação.

Segundo a Fetranspor (Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro), a mudança é necessária para a evolução do sistema de bilhetagem eletrônica. O cartão Riocard Mais é o único aceito em todos os meios de transporte e pode ser utilizado em 43 cidades do Estado do Rio de Janeiro.

O mapa completo com todos os pontos de atendimento está disponível no site mapa.riocardmais.com.br. Vale lembrar que a troca é gratuita e simples: não é preciso levar documentos e basta apresentar o cartão do tipo Expresso. Cada cliente pode efetuar a troca de até cinco cartões. Veja se o cartão é do modelo Expresso no site www.riocardmais.com.br.

ATUALIZAÇÃO EM OUTROS MEIOS DE TRANSPORTE

Assim como foi feito com as barcas, com os trens, metrô e agora com o BRT, será necessário atualizar também os validadores de outros sistemas de transporte que aceitam o Riocard Mais.

Confira o cronograma abaixo:

Próximas atualização de validadores nos meios de transportes

Local

Último dia de aceitação dos antigos cartões Expresso

Aceitação somente dos novos cartões Expresso (Riocard Mais)

BRT

15/10

16/10

Ônibus, vans legalizadas e VLT

22/10

23/10

TROCA ATÉ O DIA 31 DE OUTUBRO

O processo de troca dos cartões teve início em 13 de maio e continuará até o dia 31 de outubro em mais de 70 pontos da Região Metropolitana, com mais de 200 equipes de atendimento.

Terminado este período, será preciso se dirigir a uma das lojas Riocard Mais. O mapa completo dos pontos de troca pode ser consultado por meio do site mapa.riocardmais.com.br. As equipes atuam  de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

NOVOS CARTÕES  

Os novos cartões (Expresso, Vale-Transporte e Empresarial) já estão disponíveis para aquisição por novos clientes ou por aqueles que solicitaram a segunda via em caso de perda ou roubo. Os cartões do tipo Expresso poderão ser adquiridos nos pontos de venda (máquinas de recarga, bilheterias do BRT e lojas físicas da Riocard Mais; o Vale-Transporte apenas na seção “Para Empresas” do site www.cartaoriocardmais.com.br; e o Empresarial somente na loja online).

Ao migrar para o Riocard Mais, o passageiro mantém o crédito do antigo cartão e os benefícios tarifários atrelados a ele, como o Bilhete Único Carioca (BUC) e o Bilhete Único Intermunicipal (BUI).

Além disso, o passageiro é inserido em um clube de vantagens, que concede descontos em produtos e serviços em uma rede de empresas parceiras (drogarias e universidades, por exemplo).

Outra novidade é o aplicativo Riocard Mais, no qual é possível fazer a gestão de todas as transações feitas com o cartão, por meio da consulta de saldo e extrato, bem como realizar a recarga de créditos e buscar a localização de pontos de atendimento e de venda mais próximos.

Também já está disponível também o assistente virtual Tomais, desenvolvido com base na inteligência artificial para estreitar e aperfeiçoar a relação com o cliente nos canais de atendimento eletrônicos da Riocard Mais.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Deixe uma resposta