Blumenau (SC) realiza cadastro de passageiros de ônibus para Cartão do Idoso

Publicado em: 14 de outubro de 2019

A partir do mês de novembro, o cadastro poderá ser feito direto na central de atendimento da BluMob. Foto: Divulgação.

Uso do bilhete não é obrigatório, tem como objetivo reunir estatísticas sobre gratuidade e evitar fraudes

JESSICA MARQUES

A Prefeitura de Blumenau, em Santa Catarina, está cadastrando passageiros para a obtenção do Cartão do Idoso, voltado a pessoas com mais de 65 anos que utilizam ônibus municipais.

O uso do bilhete não é obrigatório e tem como objetivo reunir estatísticas sobre gratuidade, conforme informado pela Prefeitura, em nota.

“O Cartão do Idoso visa beneficiar os idosos que utilizam o transporte coletivo do município. Apesar de não ser obrigatório, o cartão foi elaborado para auxiliar a administração pública a pensar políticas públicas e ações voltadas a esta parcela de usuários do transporte coletivo, além de dar um tratamento igualitário e com dignidade aos idosos e trazer mais segurança”, informou.

A administração municipal informou ainda que os cartões também evitarão fraudes no embarque, uma vez que o sistema utiliza o reconhecimento facial na hora da validação do cartão na catraca de embarque dos ônibus e também nos terminais.

A medida também busca fornecer dados estatísticos para o Seterb, com informações sobre o número de pessoas acima de 65 anos que utilizam o transporte coletivo, em quais dias, horários e linhas mais utilizadas.

“Esperamos que os idosos entendam a importância do cartão e o façam. Ele não é obrigatório, mas com ele poderemos ter a noção real da quantidade de idosos que usam nosso transporte coletivo e trabalhar por novas políticas públicas que melhorem ainda mais a vida dessas pessoas”, disse, em nota, o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt.

Neste primeiro momento, a Seterb (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes), junto à Blumob, está realizando o cadastro dos alunos da Pró-Família e de outros locais que tenham um grande volume de idosos usuários do transporte coletivo.

A partir do mês de novembro, o cadastro poderá ser feito direto na central de atendimento da BluMob, localizada na Rua Ceará, 47, no Centro.

O horário de funcionamento da central é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h. Para realizar o cadastro será necessário apenas portar a carteira de identidade e comprovante de residência.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Deixe uma resposta