Prefeitura do Rio de Janeiro lança aplicativo que reúne informações sobre transporte coletivo

Publicado em: 30 de setembro de 2019

Nas próximas semanas, ferramenta vai ganhar novas funções. Foto: Divulgação / Prefeitura do Rio de Janeiro.

Ônibus.rio permite consultar horários de chegada de veículos e itinerários das linhas de ônibus, trem, barcas, metrô, BRT e VLT

JESSICA MARQUES

A Prefeitura do Rio de Janeiro lançou um aplicativo que reúne informações sobre transporte coletivo. O “Ônibus.rio” permite consultar horários de chegada de veículos e itinerários das linhas de ônibus, trem, barcas, metrô, BRT (Ônibus de Trânsito Rápido) e VLT (Veículo Leve sobre Trilhos).

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, realizou o evento de lançamento do aplicativo na sexta-feira, 27 de setembro de 2019. A plataforma, segundo a Prefeitura, reúne informações sobre o sistema de transporte público que vão ajudar o usuário a planejar seus deslocamentos com segurança e economia de tempo.

A ferramenta também permite estimar o tempo de duração da viagem, tanto para o transporte coletivo da capital quanto entre municípios da Região Metropolitana do Estado. O aplicativo possibilita ainda o compartilhamento de rotas sugeridas por e-mail, Messenger ou WhatsApp.

O aplicativo, desenvolvido pela Empresa Municipal de Informática (IplanRio) em parceria com a Moovit, acompanha via GPS os 6,3 mil ônibus da frota carioca. Faz também a integração dos canais oficiais das empresas operadoras de transporte e com o Centro de Operações (COR). Desta forma, o aplicativo disponibiliza alertas e informações sobre ocorrências na cidade.

O aplicativo já está disponível nos sistemas Android e iOS. Nas próximas semanas, a ferramenta trará novidades, segundo informações da administração municipal.

“O usuário passará a ter a possibilidade de fazer sugestões e reclamações por meio de um canal ligado à Central de Atendimento 1746. Dessa forma, o passageiro poderá avaliar o motorista, o veículo e as viagens. Este canal de comunicação irá ainda gerar dados estatísticos que permitirão um melhor planejamento dos meios de transporte.”

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Deixe uma resposta