Operação da linha 10 –Turquesa em plataforma única no Brás reduziu tempo de viagem, diz CPTM

CPTM
Trens da linha 10 usam apenas uma plataforma para embarque e desembarque. Até 04 de agosto, eram duas. Foto: Adamo Bazani (Diário do Transporte)

Entretanto, passageiros reclamam de tumulto em horários de pico. Plataforma 2 deve ser usada para outro serviço. Medida não deve ser revertida

ADAMO BAZANI

Desde 05 de agosto de 2019, o embarque e desembarque dos trens da linha 10-Turquesa (Brás/Rio Grande da Serra) passou a ser unificado na plataforma 01 da estação Brás.

A medida para evitar que os trens vindos do ABC Paulista fossem até uma área de manobra e voltassem para a plataforma 2 para seguirem ao ABC de novo gerou diversas reclamações de passageiros.

Principalmente nos horários de pico, há relatos de tumulto e usuários se empurrando entre os que estão saindo dos trens e os que querem entrar, em especial aqueles que querem garantir um lugar sentado.

Mas de acordo com o presidente da CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, Pedro Moro, a medida gerou uma diminuição do tempo de viagem total da linha por dispensar a manobra das composições. Segundo o dirigente da estatal, juntamente com a troca dos trens espanhóis de 1974 por modelos 2009/2010, a alteração aumentou em aproximadamente 12% a capacidade de transporte da linha 10.

Pedro Moro diz que a CPTM não tem intenção de fazer com que o desembarque no Brás volte a ser na plataforma 01 e o embarque para o ABC na plataforma 02, como era antes.

“Algumas coisas que não aparecem. A gente não fez esta operação por simplesmente achar mais simpático, mas tem um objetivo. De imediato a gente tem um ganho em cerca de um minuto e meio na operação dos trens para voltarem para o outro sentido, usando essa operação direto na plataforma 01. Isso permitiu a gente ganhar no total junto com a troca dos trens na linha 10 quase 10% do tempo de viagem. São implementações de serviços que a gente está fazendo para melhorar o ganho para a população. Hoje a gente tem uma capacidade de 12% maior no carregamento da linha 10 por conta dessa medida e da troca dos trens”- disse.

Ouça:

O presidente da CPTM acrescentou que a plataforma 02, que agora está sem uso para passageiros, vai ser destinada para outra operação, mas disse que ainda não está definido o serviço que vai fazer parada no local.

As declarações foram feitas durante a apresentação do andamento das obras da nova estação de Francisco Morato, da Linha 07-Rubi, que teve cobertura neste sábado, 21 de setembro de 2019, do Diário do Transporte.

Prometida desde 2010, o novo espaço deve ter cobertura total para os passageiros e áreas de comércio internas. As obras civis já estão 60% avançadas.

Confira:

https://diariodotransporte.com.br/2019/09/21/com-60-de-avancos-nas-obras-civis-nova-estacao-de-francisco-morato-deve-ser-entregue-no-primeiro-semestre-do-ano-que-vem/

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. Jardel César Prado disse:

    A linha 10 Turquesa da CPTM tinha que ser Barra Funda – Rio Grande da Serra junto com a linha 11 Coral da CPTM que tinha que ficar Barra Funda a Estudantes e a linha 7 Rubi tinha que ser Bras – Jundiai assim levaria a linha 10 turquesa de volta a estação da Luz e a continuidade das linhas 7 Rubi e 11 coral na estação da Luz.

    1. Puxa !!! que bela idéia…….daí com as linhas dos Metrôs juntas uqeria ver vc sair do lugar….Conhece Lojística??

    2. Uma pena, que por mais que se faça melhor ainda reclamam. Se é prá ganhar tempo é o que todos querem. Mas isso acho que não é falado nos auto-falantes da estação…não é ?

  2. Derli disse:

    Simplesmente uma desordem o embarque e o desembarque na mesma plataforma da linha turquesa. Sem contar as poucas escadas rolantes para o acesso a outras linhas.
    Fica a sugestão da equipe responsável pela estação Brás, para a colocação de mais um acesso ao piso superior das plataformas de embarque, próximo a catraca de embarque do trem, pois assim desafogaria um pouco o trânsito nas poucas escadas rolantes, diminui do assim o fluxo de pessoas que desejam acessar o piso superior da plataforma.
    Apto eito também para reclamar do fechamento da bilheteria no acesso do trem sentido a Rua do Gasometro .

  3. Paulo disse:

    depois da linha verde não coloco mais os pes no Brás só se for em último caso que espero que nunca precise

  4. Marcio pinheiro de oliveira disse:

    O que é bom pra CPTM nem sempre é bom para usuario linha 10

  5. Cleiton S. disse:

    Ficou horrível …
    Pq tem que espera desembarca fora que espaço e pequeno e as escada rolantes na ajuda preferia como antes senhor presidente da CPTM vcs mexe onde não deve pega todos os dias pra vc ver venho de guainazes era mais fácil aguarda na mesma plataforma de desembarque agora tem que subir as escada que já e lixo vc tão de brincadeira

  6. Cleiton S. disse:

    Você da CPTM mexem onde não devem ficou horrível e não e questão de tempo não senho pq só piorou antes desembarcava no bras vindo de estudante e já pegava ali mesmo agora tem que subir as escada que e lixo isso quando funciona e não dá tempo de pegar trem que está lá oi chegando pede mais tempo pra vcs e mais fácil né fora que plataforma e pequena pra embarque e desembarque fica muito apertada pega todo dias lá só ho presidente da CPTM aí depois vc fala

Deixe uma resposta para PauloCancelar resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading