Estudo definirá implantação de novo Terminal de ônibus em Piraquara (PR)

Foto: Comec/GovPR

Segundo a Comec, atual Terminal Rodoviário não comporta a demanda existente, e nem possui espaço para ampliação

ALEXANDRE PELEGI

Piraquara, município da Grande Curitiba com 113 mil habitantes, poderá ter um novo Terminal de ônibus.

Um estudo para mapear o atual atendimento do transporte coletivo no município é o objetivo de um Termo de Cooperação Técnica assinado na última quinta-feira, 19 de setembro de 2019, entre a prefeitura e órgãos do governo estadual do Paraná.

Participaram do ato o Secretário do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas do Estado do Paraná, João Carlos Ortega; o Presidente da Comec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba), Gilson Santos e o Prefeito de Piraquara, Marcus Tesserolli.

Segundo comunicado da Comec, o atual Terminal Rodoviário de Piraquara, além de não comportar a demanda existente, não possui espaço para ampliação. O atual terminal “encontra-se em local desfavorável à dinâmica do transporte coletivo, pois a maior densidade demográfica está além do terminal (sentido Curitiba)”.

Desta forma, o estudo determinará não só o local do novo terminal, como a disposição das linhas que ele passará a atender.

O presidente da Comec, Gilson Santos, afirmou que os últimos terminais de ônibus construídos na Região Metropolitana de Curitiba foram o de Fazenda Rio Grande e Campo Largo, ambos em 2011, “uma clara demonstração de que é urgente voltar a investir e valorizar o transporte coletivo na nossa região”.

Para o Prefeito de Piraquara, Marcus Tesserolli, há muito tempo o município vem buscando viabilizar este investimento.

Como mostrou o Diário do Transporte na última sexta-feira, 20 de setembro, Piraquara está às voltas com a licitação para contratar empresa de consultoria para a elaboração do Plano Municipal de Mobilidade Urbana – PlanMob.

A publicação do aviso de licitação foi feita em 26 de julho de 2019 no Diário Oficial da União (DOU), e marcava 26 de agosto passado como data de abertura das propostas. O presidente da Comissão de Licitações alterou a sessão de abertura para 24 de outubro, alegando alteração no edital. Relembre: Piraquara, na Grande Curitiba, adia licitação para contratação de Plano de Mobilidade Urbana

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta