Obras do metrô e manutenção da CPTM alteram circulação de trens metropolitanos no fim de semana

Imagem meramente ilustrativa

Linha 9-Esmeralda terá interrupção parcial a partir de sábado à noite; sistema Paese será acionado

ALEXANDRE PELEGI

Se você depende do sistema de trens da CPTM para se locomover na região metropolitana de São Paulo, atenção para uma série de alterações na circulação das linhas programadas para este fim de semana.

LINHA 9-ESMERALDA

Como o Diário do Transporte vem informando há alguns dias, as obras de implantação da Linha 17-Ouro de monotrilho do Metrô de São Paulo promovem interrupções parciais no funcionamento da Linha 9-Esmeralda da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos. Relembre: CPTM interdita parcialmente Linha 9 neste fim de semana para continuidade das obras da Linha 17-Ouro

Este final de semana, dias 14 e 15 de setembro, não será diferente. A circulação de trens estará interrompida entre as estações Santo Amaro e Berrini a partir das 21h de sábado e durante toda a operação comercial de domingo.

Para atender aos usuários, a pedido da CPTM a SPTrans acionará o sistema Paese (Plano de Atendimento entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência), que funcionará desde o início da interrupção da Linha 9, até e 1h de segunda-feira, 16 de setembro, entre as estações Santo Amaro e Berrini. Uma linha especial e gratuita com 58 veículos vai operar entre as Estações Santo Amaro e Berrini.

Além dos ônibus gratuitos, os passageiros terão ainda como opções as linhas 4-Amarela e 5-Lilás.

SÁBADO, 14/09

Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi)

Das 22h até o fim da operação comercial, devido a manutenção na via entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Lapa.

Intervalo médio entre os trens: 25 minutos em toda a linha.

DOMINGO, 15/09

Linha 9-Esmeralda (Grajaú – Osasco)

Além da interrupção entre as estações Santo Amaro e Berrini por conta da continuidade das obras da Linha 17-Ouro do Metrô, os trens não chegarão até a Estação Osasco devido às obras de modernização do sistema de energia durante toda a operação comercial. O passageiro que quiser chegar a esta estação deverá desembarcar em Presidente Altino e utilizar a Linha 8-Diamante.

Das 4h ao meio-dia, entre as estações Primavera-Interlagos e Grajaú, haverá também obras de modernização da via e dos sistemas de energia.

Intervalo médio entre os trens: 12 minutos entre as estações Santo Amaro e Grajaú.

Linha 10-Turquesa (Brás – Rio Grande da Serra)

Das 8h às 18h serviços de manutenção na via entre as estações Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

Intervalo médio entre os trens: 20 minutos entre Mauá e Rio Grande da Serra.

Linha 11-Coral (Luz-Estudantes)

Obras de modernização do sistema de energia durante toda a operação comercial no trecho entre Corinthians-Itaquera e Guaianases e nas imediações da Estação Suzano. Trabalhos também estarão concentrados na modernização da via, nas proximidades da Estação Antonio Gianetti Neto.

Intervalo médio entre os trens: 15 minutos entre as estações Luz e Brás e de 30 minutos entre Brás e Estudantes.

Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)

Também ao longo de toda a operação comercial haverá intervenções no sistema de energia na região da Estação Tatuapé.

Intervalo médio entre os trens: 25 minutos em toda a linha.

A CPTM lembra que os trabalhos visam atender aos três milhões de passageiros que utilizam os 273 quilômetros de linhas da companhia durante os dias úteis.

Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição a Central Atendimento pelo 0800 055 0121.

Também é possível saber a situação das linhas no site http://www.cptm.sp.gov.br e pelo app da companhia.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. Paulo Gil disse:

    Amigos, boa noite.

    CPTM, por favor reprograme esta manutenção para a madrugada e para o domingo.

    Sabadão é dia de relaxar e utilizar o CPTM, principalmente porque meu filho adora trilhos e pede para passearmos de CPTM e metro aos sábados.

    É desanimador ficar esperando o CPTM passar.

    E lembrando que sábado é dia das pessoas passearem, ir as comprar e tudo mais; portando reprogramem esta manutenção.

    De repente fora do horário de rush pode até ser uma possibilidade; pois cada linha tem sua peculiaridade e de repente cada dia em uma linha o movimento fora do rush é fraco e daria para fazer a manutenção neste dia da semana e liberar os sábados.

    CPTM, vocês já pensaram, estudaram e verificaram a viabilidade desta sugestão a lá Paulo Gil.

    Quem sabe dá certo?

    E tem mais porque ainda não colocaram borrachão ou qualquer outra tranqueira entre o trem e a plataforma na Estação de Presidente Altino ???????????????????

    Principalmente porque com os trens da CAF o vão e a altura entre o trem e a plataforma são enormes.

    Não sei se só o item demanda vale para colocar o borrachão; eu penso que o TAMANHO e a DISTANCIA entre o trem e a plataforma é o que deve ser considerado em detrimento da demanda.

    Não sei em qual estação eu vi o brrachão e ele ficou muito bom.

    Mas deixar a estação de Presidente Altino sem borrachão é um crime.

    VAMOS CPTM, os trens espanhóis já foram aposentados, acabou a marcha lenta, senta o pau caramba.

    Att,

    Paulo Gil

Deixe uma resposta para Paulo GilCancelar resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading