Baldy diz que até o fim de 2020 intervalos entre os trens na linha 3-Vermelha do Metrô serão de 90 segundos

Publicado em: 29 de agosto de 2019

Hoje a ligação entre a Barra Funda (zona Oeste) e Itaquera (zona Leste) é o metrô mais lotado do mundo, com 7,1 passageiros/m². Foto: Adamo Bazani – Diário do Transporte (Clique para Ampliar)

Mudança será possível com implantação de novo sistema de controle. Atualmente intervalos são de 125 segundos

ADAMO BAZANI

O secretário de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, disse na manhã desta quinta-feira, 29 de agosto de 2019, que até o final de 2020, o intervalo entre os trens da linha 3-Vermelha do Metrô vai passar dos atuais 125 segundos para 90 segundos..

A mudança será possível com a conclusão da implantação de um novo sistema de sinalização e controle de trens chamado CBTC – Communications-Based Train Control, em português sistema de Controle de Trens Baseado em Comunicação.

As declarações foram feitas em entrevista à TV Globo.

Baldy disse que com a mudança, a linha 3 terá a possibilidade de receber mais trens, reduzindo a lotação.

Hoje a ligação entre a Barra Funda (zona Oeste) e Itaquera (zona Leste) é o metrô mais lotado do mundo, com 7,1 passageiros/m².

O secretário também disse que será um dos menores intervalos e citou o exemplo do sistema de Shangai, na China, que segundo ele, entre um trem e outro, são 155 segundos.

Em junho deste ano, em resposta aos questionamentos do Diário do Transporte, o Metrô informou que a previsão de início de funcionamento do sistema CBTC nas linha 3-Vermelha era o segundo semestre de 2021.

O contrato para a instalação do CBTC na Linha 3-Vermelha, que engloba também a modernização dos sistemas de sinalização e de telecomunicações das linhas 1-Azul e 2-Verde, foi assinado no valor de R$ 780 milhões.

Linha 3-Vermelha terá CBTC em funcionamento no segundo semestre de 2021, segundo o Metrô de São Paulo

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Comentários

  1. Rodrigo Zika! disse:

    Só vou acreditar quando finalizarem e começar a operar usando o sistema.

Deixe uma resposta