Prefeitura de Salvador abre concorrência para gerenciamento das obras do segundo trecho do BRT

Prefeitura afirma que obras do primeiro trecho do BRT já estão 15% concluídas (Foto: Bruno Concha/Secom)

Licitação para definir empresa que vai executar as obras do Trecho 2 do Corredor foi publicada no dia 07 de agosto de 2019

ALEXANDRE PELEGI

A Prefeitura de Salvador publicou nesta quarta-feira, 21 de agosto de 2019, aviso de Licitação/Concorrência para a contratação de empresa para os serviços de assessoria ao gerenciamento, à fiscalização e às análises e aprovações de projetos das obras do segundo trecho do BRT.

A empresa selecionada deverá realizar ainda o apoio técnico às obras de implantação do Trecho 2 do BRT, denominado “Corredores de Transporte Público Integrado de Salvador/LAPA-LIPE”.

A prefeitura da capital baiana já lançou o edital para as obras do Trecho 2 do BRT, conforme noticiado pelo Diário do Transporte, no dia 7 de agosto deste ano. Relembre: Prefeitura de Salvador publica edital para obras do segundo trecho do BRT

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A OBRA

(Jessica Marques)

A segunda etapa terá sete quilômetros de extensão, contemplando a construção de seis estações, sendo quatro na Avenida Vasco da Gama e outras duas na Avenida Juracy Magalhães Júnior, entre a Estação da Lapa e o Parque da Cidade.

Além disso, estão previstos seis quilômetros de ciclovia ao longo do trajeto, mais três elevados, sendo um na Rótula dos Barris, (fazendo a ligação com a Estação da Lapa), outro na Avenida Garibaldi (ligação com a Avenida Lucaia) e o terceiro nas imediações do Vale das Pedrinhas.

A parada na Estação da Lapa será adaptada para o BRT na estação superior do terminal, e também integrará com o metrô e as linhas de ônibus convencionais, segundo a Prefeitura.

O edital foi publicado na edição do Diário Oficial do Município nodia 7 de agosto de 2019. O valor máximo que consta no edital para a realização da obra é de R$ 311 milhões, montante que, como aconteceu no primeiro trecho, deverá cair significativamente após deságio, conforme informado pela administração municipal.

“No primeiro trecho do BRT, que já está com obras avançadas, entre o Parque da Cidade e a região do Shopping da Bahia, o montante máximo era de R$ 377 milhões, mas no final o valor ficou em R$ 212 milhões”, disse o vice-prefeito e secretário de Infraestrutura e Obras Públicas, Bruno Reis. Os recursos são provenientes do Orçamento Geral da União (OGU) e financiamento junto à Caixa Econômica Federal.

TRAJETO E INTEGRAÇÃO

O trajeto do BRT vai ligar a Lapa à estação metroviária na região do Shopping da Bahia passando pela Vasco da Gama e Juracy Magalhães, onde se unirá ao primeiro trecho que está em obras, na Avenida ACM, na altura do Parque da Cidade.

Desta forma, o percurso é totalmente diferente do que é feito pelo metrô, que passa pela Avenida Mario Leal Ferreira.

“O BRT, o metrô e os ônibus convencionais serão complementares e atuarão de forma integrada, inclusive com a cobrança da mesma tarifa”, garantiu Bruno Reis.

Somando os dois trechos, os corredores exclusivos do novo modal, que também terá pistas expressas para automóveis e ciclovia, possuem 10 quilômetros de extensão.

“Os veículos do BRT terão capacidade para transportar 31 mil passageiros por dia e redução do tempo de até 42% em relação ao ônibus comum. Será um avanço histórico na mobilidade e no transporte público da cidade, beneficiando inúmeros bairros no entorno dos corredores”, afirmou o secretário de Mobilidade, Fábio Mota.

Na Avenida Vasco da Gama, uma das mais movimentadas da capital baiana, as intervenções da segunda etapa preveem o aproveitamento das vias de ônibus convencionais já existentes ao longo da via, adaptando-a para uso do BRT.

Nos demais trechos serão implantadas novas vias exclusivas e segregadas para o novo modal e as intervenções também contarão com obras de macrodrenagem, urbanização e paisagismo ao longo do corredor de transporte, segundo a Prefeitura.

Os veículos do sistema BRT serão do tipo ônibus articulados, com capacidade para 170 passageiros cada, portas largas e comprimento máximo de 23 metros, operando a uma velocidade comercial de 25 a 40 km/h. A previsão é de que o trecho entre o Iguatemi e a Lapa seja feito em 16 minutos.

ANDAMENTO DAS OBRAS

Segundo a Prefeitura, as obras do primeiro trecho do BRT já estão 15% concluídas. Neste momento, estão sendo colocadas as vigas de concreto nos dois viadutos que irão garantir acesso e saída do bairro do Itaigara pela Avenida ACM.

Esses dois viadutos devem estar prontos até dezembro, conforme previsão divulgada pela administração municipal. Essas intervenções são executadas pelo Consórcio BRT Salvador, formado pela Camargo Correa Infraestrutura S.A., Construções e Comércio Camargo Correa S. A. e Geométrica Engenharia de Projetos Ltda.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

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