NTU elege personalidades dos transportes de 2019

Publicado em: 21 de agosto de 2019

Empresários de ônibus homenageados em evento da NTU, em Brasília. Foto: Adamo Bazani.

Foram homenageados técnicos, especialistas e empresários de ônibus

ADAMO BAZANI
Colaborou Jessica Marques

A NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos) realizou na noite desta terça-feira, 20 de agosto de 2019, a 23ª edição da Medalha do Mérito do Transporte Urbano Brasileiro, com homenagens a personalidades que contribuíram com a história do transporte urbano no Brasil.

Durante o Seminário Nacional NTU 2019, foram apresentadas as personalidades dos transportes de 2019, eleitas pela Associação. Ao todo, 17 homenageados receberam a tradicional comenda. As categorias foram In Memoriam, Especial e Empresário.

“Não é fácil operar transporte público, por isso todo recolhimento e incentivo como esta cerimônia é mais que necessário. Além dos problemas crônicos, como a falta de infraestrutura e prioridade ao transporte público coletivo, enfrentamos agora novos desafios, como a convivência com novas tecnologias, a exemplo dos aplicativos, e a micromobilidade, com as patinetes e as bicicletas. Temos de nos reinventar, inovar e quem sabe nesta busca, não encontramos novos modelos de negócios e serviços à população”, disse o presidente executivo da NTU Otávio Cunha

Nesta cerimônia foram agraciados na categoria Empresário: Benjamin Nunez Fernandez, espanhol que atua no setor desde 1957; Herbert Teruó Miura Campelo, piauiense de Teresina que também integra a diretoria executiva da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Ceará, Piauí e Maranhão (Fetrans); e Moacir Luiz Bogo, de Rio do Oeste (SC), que está no ramo de transportes desde 1978.

Na categoria Especial, as homenagens foram para Alberto Pereira de Lemos Leal, chefe do Departamento Técnico da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor), do Rio de Janeiro; Fábio Rios Mota, secretário de Mobilidade Urbana de Salvador; José Ademar Gondim Vasconcelos, superintendente de Infraestrutura da UFC-Infra de Fortaleza (CE); e Geralda Célia Macieira Costa, assessora técnica do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (SetraBH).

Por fim, na categoria In Memoriam foram condecorados Antônio Antunes, Inocêncio Rodrigues Mendes e Marconi Gouveia Filizzola, todos grandes empresários do transporte público coletivo brasileiro.

Houve ainda, nesta edição, uma homenagem especial na categoria Empresário a sete integrantes do Conselho Diretor da NTU: Albert Andrade (MG); Alexandre Biazus (RS); Edmundo de Carvalho Pinheiro (GO); Jorge Manuel Pereira Dias (RJ); Júlio Luiz Marques (SP); Luiz Fernando Bandeira de Mello (PE); e Mauro Artur Herszkowicz (SP).

Além da Medalha do Mérito do Transporte Urbano Brasileiro, a NTU homenageou outras duas personalidades com trabalho na área de transportes, que receberam o Troféu David Lopes de Oliveira.

Foram agraciados na categoria In Memoriam José Duarte Carvalho, de Minas Gerais; e José Medeiros, do Rio de Janeiro, ambos com destacada trajetória no transporte coletivo em várias cidades do Brasil.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Deixe uma resposta