Terminal de ônibus de São Paulo ganha painel feito por alunos de escolas públicas

O Terminal Vila Nova Cachoeirinha fica na Avenida Inajar de Souza. Foto: Divulgação.

Arte estará disponível para apreciação a partir desta sexta-feira, no Vila Nova Cachoeirinha

JESSICA MARQUES

O terminal de ônibus Vila Nova Cachoeirinha, na capital paulista, vai ganhar um painel feito por alunos de escolas públicas. Os cerca de 40 mil passageiros que passam pelo local poderão ver a obra de arte a partir desta sexta-feira, 16 de agosto de 2019.

Será um painel de 2,4 m X 4,40 m construído com azulejos que reproduzem padrões de marchetaria (arte de aplicação de materiais) em lâminas de madeira.

As peças que compõem a obra foram produzidas manualmente por 90 frequentadores do Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso, na Vila dos Andrades, zona norte de São Paulo, ao participarem do projeto Entorno de Nós.

De acordo com informações do SPUrbanuss (Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de São Paulo), o projeto é uma realização da Fundação Stickel e foi idealizado pelo artista plástico e educador social Danilo Blanco.

A instalação do novo painel foi uma ação da fundação em parceria com o SPUrbanuss, a Socicam e a SPTrans.

“A ação tem como objetivo propor a exposição de processos colaborativos em arte, o ensinamento do ofício da marchetaria como linguagem contemporânea e o intercâmbio de conhecimentos”, informou o sindicato, em nota enviada ao Diário do Transporte.

As aulas no Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso, que aconteceram no período de maio a julho de 2018 com sete turmas diferentes, corresponderam à segunda fase desse projeto. A primeira aconteceu em 2017 e envolveu mais de 600 alunos de escolas públicas de São Paulo. Esses alunos também produziram azulejos que hoje podem ser encontrados em um painel na estação Palmeiras-Barra Funda.

O Terminal Vila Nova Cachoeirinha fica na Avenida Inajar de Souza.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta