Prefeitura de Salvador define linhas que terão ônibus novos com ar condicionado

Desde julho os novos ônibus com ar-condicionado comprados para a frota das empresas estavam retidos nas garagens. Foto: Divulgação / Semob.

Novos ônibus começam a circular hoje, após Câmara aprovar Projeto de Lei do Executivo que concede isenção de ISS às concessionárias de transporte público

ALEXANDRE PELEGI

Após a Câmara Municipal de Salvador aprovar, na noite desta quarta-feira, 07 de agosto de 2019, o Projeto de Lei do Executivo, que concede isenção de ISS (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) às concessionárias de transporte público, o prefeito ACM Neto anunciou que os novos ônibus equipados com ar-condicionado começariam a circular nesta sexta, 09. Relembre: Ônibus com ar-condicionado começam a circular nesta sexta em Salvador

O anúncio das primeiras linhas que receberão a novidade, ao lado dos ônibus com ar-condicionado, ocorreu na manhã de hoje, em cerimônia com o prefeito da capital da Bahia, seu vice Bruno Reis e o secretário de Mobilidade, Fábio Mota.

Um total de 250 novos ônibus passarão a rodar até o final deste ano.

Em declaração à imprensa, ACM Neto citou que as linhas Sussuarana x Barra R1 (prefixo 1230) e Boca da Mata x Pituba (prefixo 1420) serão as primeiras a circular com os ônibus climatizados. “Escolhemos as linhas com maior volume de passageiros para receberem os novos veículos“, afirmou o prefeito.

A prefeitura definiu que os novos veículos atenderão predominantemente as áreas periféricas e o chamado “miolo” da capital.

Amanhã, sábado, serão as linhas Cabula 6 – Ribeira R2, Conjunto Pirajá 1 – Engenho Velho da Federação e Paripe – Aeroporto (via Cajazeiras) que terão ônibus climatizados.

Até o final do ano, segundo anúncio de hoje da prefeitura, as seguintes linhas entrarão em operação com ônibus com ar-condicionado:

Nova Brasília/Jardim Nova Esperança/Sete de Abril – Pituba;

Pau da Lima – Campo Grande/Barra;

Cajazeiras 11 – Ribeira;

Ribeira – Pituba;

Marechal Rondon/São Caetano – Brotas; Mirantes de Periperi – Itaigara.

Os ônibus dessas linhas serão substituídos pelos novos veículos.

Até 2022 serão mil novos ônibus com ar-condicionado, 250 a cada ano, começando por 2019.

A idade média da frota diminuirá para cinco anos. Hoje, os 2.216 ônibus do transporte coletivo de Salvador possuem, em média, 6,5 anos de uso.

Os novos veículos são todos do sistema Euro 5.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta