Passageiros do Distrito Federal gastam cerca de 96 minutos por dia no transporte público

Os usuários percorrem em média 15,1 quilômetros por viagem. Foto: Divulgação / GDF - Joel Rodrigues.

Plano Estratégico 2019-2060 do Governo prevê ampliação e melhorias em linhas de ônibus, metrô e BRT para reduzir o tempo de deslocamento no Distrito Federal

JESSICA MARQUES

O Governo do Distrito Federal informou, em nota, que os passageiros gastam cerca de 96 minutos por dia no transporte público, considerando ônibus, BRT e metrô.

Os usuários percorrem em média 15,1 quilômetros por viagem, sendo uma das maiores quilometragens e tempos médios de deslocamento de transporte público do Brasil, considerando grandes centros urbanos.

Além disso, também segundo o Governo, entre 2005 e 2019, houve um aumento de 241% na frota de veículos. Nesse período, a população cresceu 130%, o que representa um aumento de 185% de veículos por habitante. Em junho, o Departamento de Trânsito (Detran) contabilizou mais de 1,8 milhão de veículos na capital.

Frente a estes dados, o Plano Estratégico 2019-2060 divulgado pelo Governo do Distrito Federal nesta semana prevê melhoria no transporte público para ampliar em 17% o número de usuários de ônibus, do BRT e do metrô.

O documento inclui estratégias para redução no tempo de deslocamento, aumento na quantidade de linhas e implementação de bolsões de estacionamento pela capital.

O governo traça planos para agregar mais passageiros do transporte público nos próximos 40 anos. A ideia é aumentar em 15% a quantidade de usuários de ônibus e em 25% os passageiros da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF).

Além disso, a meta é reduzir em 15% o tempo de deslocamento no transporte público e implementar 20 bolsões de estacionamento próximos a terminais da capital.

Em nota, o secretário de Transporte e Mobilidade, Valter Casimiro, explicou que divide a batalha em três eixos: infraestrutura, sistema e priorização do transporte público. O chefe da pasta disse que o primeiro deles trata-se de obras para melhorar a circulação e otimizar tempo do passageiro.

“A construção do VLT da W3 e de novas faixas do BRT para poder ter rapidez e eficiência; ampliação da capacidade do Metrô, com expansão das linhas e novos trens; construção de terminais rodoviários e pontos de soltura em regiões administrativas com déficit, como Santa Maria, Itapoã, Varjão e Arapoanga”, afirmou.

Além disso, o planejamento do governo inclui a construção de ciclovias para facilitar a integração dos modais. “Hoje, o usuário pode levar bicicleta no Metrô, por exemplo, mas ele precisa de infraestrutura para continuar o trajeto”, explicou Casimiro.

A segunda vertente inclui a mudança do sistema de bilhetagem “para torná-lo mais eficiente, com mais confiabilidade e capilaridade para que o passageiro possa ser atendido, com maior opções para recarga”.

Ainda, é esperada pelo Governo uma ampliação da rede de atendimento com mais ônibus, trens e linhas complementares com foco na última milha, possibilitando desenvolvimento da integração dentro das cidades.

“Para priorizar o transporte público, a ideia é criar novas faixas exclusivas e ampliar seus usos, implantar semáforos inteligentes, trazer os coletivos do Entorno para a integração feita no DF. Segundo o secretário, há preocupação específica com a demanda dessas regiões”, informou o Governo do Distrito Federal.

A determinação já foi feita pela Semob, que está em contato com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para direcionar especialmente às linhas expressas, que poderão ser agregadas ao BRT.

AÇÕES EXECUTADAS

Até julho de 2019, 20 linhas estrearam e outras 67 foram ampliadas ou alteradas para melhorar o tempo de viagem e a oferta aos passageiros, segundo o Governo. Além disso, foi lançado o edital para implementação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na W3 Sul e Norte via Parceria Público-Privada (PPP).

O projeto prevê a ligação entre os terminais Asa Sul, Asa Norte, passando pela via W3 e com extensão até o Aeroporto com extensão de 22km. A capacidade é transportar cerca de 200 mil passageiros por dia. A nova tecnologia irá integrar ao metrô, BRT Sul e ao BRT Oeste. Uma comissão da Semob avalia estudo de viabilidade entregues por consórcios.

Também estão em andamento as obras das estações 106 e 110 Sul e Estrada Parque do Metrô, estudos sobre a expansão para a Asa Norte, e as intervenções para a implementação do corredor do BRT Norte, que ligará o balão do Colorado ao Torto.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

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