Doria inicia conversas com gigante ferroviário chinês sobre projetos de concessão
Publicado em: 5 de agosto de 2019
Linhas 8 e 9 da CPTM e trem intercidades, juntamente com a linha 7, devem ser os primeiros sistemas a irem para a iniciativa privada
ADAMO BAZANI
A comitiva com o governador de São Paulo, João Doria, e secretários, inclusive dos transportes metropolitanos, Alexandre Baldy, já está na China oferecendo a investidores locais projetos de concessões previstos no programa de desestatização.
A mobilidade urbana e regional, segundo o governo do Estado, está dentro deste pacote.
Nesta segunda-feira, 05 de agosto de 2019, de acordo com publicação da página oficial de João Doria no Facebook, ocorreu um encontro com o presidente da CR20, empresa do grupo CRCC – China Railway Construction Corporation, Mr. Deng Yong.
Segundo a postagem de Doria, a gigante do setor metroferroviário demonstrou interesse nos projetos para CPTM, Metrô e ferrovias em geral.
Hoje, aqui em Beijing, almoçamos com o presidente da CR20, empresa do grupo CRCC – China Railway Construction Corporation, Mr. Deng Yong, que é líder mundial no setor ferroviário, com 350 mil funcionários e faturamento superior a US$ 110 bilhões. A empresa demonstrou forte interesse em investir no Estado de SP em projetos de mobilidade urbana com os trens da CPTM, Metrô e ferrovias.
A CCRC já tem negócios relacionados aos transportes metropolitanos em São Paulo.
Um dos principais e mais recentes, como noticiou o Diário do Transporte, é o fornecimento, em conjunto com a filial brasileira da empresa espanhola Temoinsa de oito composições para a linha 13-Jade, que serve a região do aeroporto em Guarulhos.
A primeira unidade já foi apresentada na China. Ao todo, os oito trens, que têm salão contínuo (sem divisões internas entre os carros) e espaço para bagagens maiores, vão custar R$ 316,7 milhões.
Relembre:
O governo do Estado definiu algumas prioridades nas concessões metroferroviárias.
NA CPTM, as primeiras linhas que devem ser repassadas para a administração privada são as linhas 8- Diamante (Júlio Prestes / Amador Bueno) e 9 – Esmeralda (Osasco – Grajaú, com extensão prevista para Varginha, no extremo sul da capital), consideradas as mais lucrativas do sistema.
Num encontro com sites especializados em mobilidade urbana, dentre os quais o Diário do Transporte, o presidente da CPTM, Pedro Moro, disse na semana passada que o modelo de concessão destas duas linhas está sendo concluído.
Uma das possibilidades, ainda sendo analisada, é a criação de um PDV (Programa de Demissão Voluntária) para os funcionários destas linhas.
Pedro Moro também confirmou no encontro que a concessão do Trem Intercidades vai incorporar a concessão da linha 7-Rubi (Luz – Francisco Morato – Jundiaí). Os funcionários da linha 7 também poderiam ser abrangidos por um PDV.
Relembre:
Antes de embarcar para a China, na última sexta-feira, 02, o governador João Doria disse que o programa de desestatização oferecido aos investidores locais, que contempla diversos setores, tem um potencial para atrair R$ 32 bilhões.
Relembre:
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
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Nosso Governador é um bom gestor e excelente homem de marketing, sabe vender muito bem a imagem do estado, com certeza teremos muitas novidades após a sua viagem.
Como desemprego, não mesmo João ? (xará)..
Vide Prefeitura de São Paulo!…
Isso, vai criar muito emprego para os chineses e fazer PDV para os funcionários con cursados da CPTM, além de absurdo mostra a incapacidade do PSDB em governar
É isso mesmo, depois de tanto lutarmos para melhorias, e dar milhares de empregos, vem ele e detona tudo….É prá ficar puto, com ele…
Infelizmente o funcionarismo público é um desfavor social. Somos engessados e subservientes aos nossos colegas e incompetentes dirigentes nomeados.
Imagine um trem de passageiros ligando SP-Curitiba, Curitiba-Fpolis, Fpolis-P.Alegre, SP-RJ, SP-BH, SP-Ribeirão, SP-Santos…. seria uma delícia poder “sair das estradas” e viajar de trem….
Antes por volta de 1990, à época que o ex governador Fleury tentou pegar as linhas de trens haviam perto de 3 a 5 mil funcionários mal pagos pega CBTU, hoje depois de tanto lutar pra melhorar, e ser o que é foram milhares quase dobrando vagas de empregos diretos e indiretos,,,,,,agora esse “paraquedista” resolve lançar PDV….espero que os funcionários concursados, se revoltem com ele.
O importante e sair um acordo que preste pra todos os paulistanos, no caso me interessa os trens inter cidades.
Amigos. boa noite.
Isto vai interessar e beneficiar muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiita gente.
Menos os passageiros e os contribuintes.
PREVISIVELLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL
Aguardem…
2 Aerotrens parados e inacabados e mais o metro Laranja.
“Tudo como dantes no quartel de Abrantes”
Seja o quartel azul ou vermelho a M é sempre da mesma cor; Marron B.
E assim a B continua.
Att,
Paulo Gil
É puro Marketing… Marketing… Marketing !!! Ele só sabe fazer isso… Será que vocês não prestaram atenção??? Em vez de mostrar serviço, só faz isso: marketing !!!
Entregar as Linhas 8 e 9 mais Rentáveis Que Possuem as Melhores Infraestruturas Com a Maioria das Estações e Trens Novos , e ALegar que a Concessão e Para Melhoria QUE CARA DE PAU !! Só se for melhoria do bolso do Empresário que Pegar a Concessão !!! Vão entregar o filé Mignon e provavelmente vão Garantir o Lucro da empresa Concessionária caso a receita não atinja o valor esperado em contrato, Com o Seu Dinheiro Caro Contribuinte , igualmente se faz na Linha 4 Amarela do Metrô !!