Prefeitura de Mauá lança campanha para mulheres descerem fora do ponto de ônibus das 22h às 6h

Publicado em: 22 de julho de 2019

Segundo a lei, passageiras podem descer fora do ponto desde que não haja desvio no itinerário. Foto: Divulgação / Rodrigo Zerneri.

Lei que permite a ‘parada segura’ foi instituída em 2016

JESSICA MARQUES

A Prefeitura de Mauá, no ABC Paulista, lançou nesta semana a campanha “Parada Segura”, para orientar passageiros e motoristas sobre o fato de que as mulheres podem desembarcar fora do ponto de ônibus das 22h às 6h na cidade.

A lei que permite o desembarque neste período foi instituída em 2016, por meio da lei municipal 5.197/16. Contudo, a administração municipal lançou a campanha para reforçar à empresa de ônibus e aos passageiros as informações sobre a existência da legislação.

Segundo a lei, todos os dias, das 22h às 6h, a munícipe pode pedir para descer em qualquer ponto ao longo do itinerário municipal de ônibus, conforme previsto na legislação.

Confira o decreto, na íntegra:

Lei Ordinaria 5197 - Lei 5.197-1.jpg

 

A Prefeitura de Mauá informou ainda, em nota, que tem intensificado ações para garantir a segurança no dia a dia da população no transporte público municipal.

“Além das rondas ostensivas e da Parada Segura, a Guarda Civil Municipal (GCM) tem realizado a operação Ponto Seguro em diversos bairros da cidade. Os guardas civis montam blitz estratégica em pontos de ônibus das 4h às 10h, horário em que há maior número de embarques no transporte público municipal, para coibir a prática de atividades criminosas que possam atrapalhar o cotidiano dos mauaenses”, informou a Prefeitura, em nota.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Deixe uma resposta