Usuário do Cartão BHBus já pode fazer recarga pelo Facebook

Publicado em: 12 de julho de 2019

Transfácil, consórcio do transporte público de Belo Horizonte, lançou a funcionalidade em parceria com a startup OnBoard Mobility

ALEXANDRE PELEGI

O usuário do transporte público por ônibus de Belo Horizonte ganhou mais uma forma de recarregar seu Cartão de Transporte, o BHBus: pelo Facebook.

O Transfácil, consórcio do transporte público da capital mineira, lançou a modalidade em parceria com a startup OnBoard Mobility.

Um comunicado da startup informa que a solução permite não só a compra de créditos, como também permite que o usuário tenha respostas às suas dúvidas por meio do Facebook no computador e no aplicativo Messenger no celular, este último conectado à rede social.

No chat da página BHBus no Facebook os usuários poderão fazer recargas online do cartão trocando mensagens.

Atualmente os usuários dos ônibus da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), possuidores do cartão ÓTIMO, já podem fazer recargas e também agendamentos de atendimentos pelo Facebook.

A startup afirma que com essa nova funcionalidade a RMBH “será a primeira do país a ter todos seus cartões de transporte com recargas pelas redes sociais“.

O BHBus utiliza a mesma tecnologia de chatbots, programas que simulam um ser humano na conversação com as pessoas.

Segundo instruções divulgadas pela OnBoard Mobility, para usar o chatbot os usuários devem iniciar uma conversa no chat da página, fazer seu cadastro usando os dados do Facebook, inserir CPF e escolher o valor da recarga.

As formas de pagamento são cartão de crédito e transferência bancária.

A OnBoard garante proteção aos dados, que não ficam salvos na conversa para garantir a segurança. A qualquer momento um atendente humano pode ser solicitado.

Atualmente o BHBus pode ser carregado em terminais de ônibus, metrô e BRT, pontos físicos, por aplicativo e dentro dos ônibus durante a semana.

A vantagem da recarga no Facebook, segundo o comunicado, é que o usuário pode evitar as filas em bilheterias físicas, além do download de novos aplicativos que são responsáveis por tomar espaço de memória nos celulares e muitas vezes desinstalados por esse motivo.

O Transfácil, Consórcio Operacional do Transporte Coletivo de Passageiros por Ônibus do Município de Belo Horizonte, é formado pelas empresas de transporte, e a ele cabe a responsabilidade de operar o sistema de bilhetagem e comercializar os créditos eletrônicos na cidade.

A OnBoard Mobility é uma startup de mobilidade e pagamentos. Seu chatbot Bipay, primeiro do gênero, foi eleito um dos melhores chatbots do país pelo Bots Brasil Awards deste ano.

Um vídeo explicando a funcionalidade foi divulgado pela startup:

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Deixe uma resposta