Trens de 10 anos da série 7000 já estão circulando na Linha 10-Turquesa

Trem da série 7000 na Estação Prefeito Celso Daniel - Santo André. Foto: Adamo Bazani

Composições fazem parte de um pacote de melhorias anunciadas pelo Governo do Estado para o ABC

ADAMO BAZANI / JESSICA MARQUES

A reportagem do Diário do Transporte está na Linha 10-Turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) na tarde desta segunda-feira, 08 de julho de 2019, e verificou que os trens mais novos, da série 7000, já estão circulando no trajeto entre as estações Brás, na capital paulista, e Rio Grande da Serra, no ABC.

As composições fazem parte de pacote de melhorias anunciadas pelo Governo do Estado para o ABC Paulista. Os trens, fabricados pela empresa espanhola CAF entre 2009 e 2011 foram filmados neste final de semana sendo transferidos para a linha 10 Turquesa (Brás-Rio Grande da Serra).

Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2019/07/07/trens-de-10-anos-sao-flagrados-sendo-deslocados-para-modernizacao-da-linha-10-turquesa/

Trem na estação Prefeito Celso Daniel – Santo André. Foto: Adamo Bazani.

Os trens da série 7000 substituem os trens da série 2100, que são os espanhóis produzidos a partir de 1974. A modernização da frota havia sido anunciada pelo governo para ocorrer completamente nesta quarta-feira, 10 de julho de 2019.

Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2019/07/03/joao-doria-anuncia-linha-18-bronze-do-abc/

Trem da série 2100 apenas no Expresso ABC Tamanduateí-Santo André. Foto: Adamo Bazani.

Salão do operador do trem série 2100. Foto: Adamo Bazani.

Na ocasião, a promessa do Governo do Estado foi adequar a Linha 10-Turquesa a um padrão “do Metrô” de qualidade. Para isso, além da renovação de frota, foi prometida a instalação de uma sinalização mais moderna.

A CPTM informou que vai concluir até o final deste ano de 2019 a contratação para instalar na Linha 10-Turquesa um novo sistema de controle e sinalização de trens que permite com que as composições trafeguem mais próximas umas das outras com segurança, reduzindo os intervalos e aumentando a capacidade de transportes.

Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2019/07/04/cptm-promete-contratar-instalacao-de-novo-sistema-cbtc-que-vai-reduzir-intervalos-na-linha-10-turquesa-ainda-neste-semestre/

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Comentários

Comentários

  1. Valeu o tempo que ficou, éramos exclusivos,,,agora somos comuns as demais linhas…..valeu espanhol….va descansar,,,,,,Agora vamos ver quem dá mais trabalho, problema,,,,,estes 7000 são mais sensiveis à enchentes,,,,,

  2. Ricardo Pereira disse:

    E como sempre a linha 10 só fica com resto, onde que 10 anos é novo? Quero ver trens realmente novos na linha… Mas fazer o quê? Eles estão pouco se lixando pro ABC… E tinham dito sobre o 9500, quam sabe daqui a 10 anos…

    1. jackson disse:

      a linha 10 e a linha 7 rubi só recebem restos que vão saindo da linha 9 esmeralda da CPTM agora até vieram trens novos pra linha 7 rubi uns hyundai rotem 0km mas as estações continuam lastimáveis…..

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