Autoridades participam de viagem teste de expresso turístico da capital paulista até Santos

Trem saiu da Estação da Luz até o terminal de passageiros de Navios Cruzeiros, em Santos. Foto: Divulgação / Assessoria de Imprensa do prefeito Paulo Serra.

Nesta quarta-feira, estiveram no passeio o vice-governador, Rodrigo Garcia, e o secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy

JESSICA MARQUES

Ainda em fase de testes, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) realizou novas viagens com o expresso turístico até Santos, no Litoral Paulista. A última viagem ocorreu na manhã desta quarta-feira, 26 de junho de 2019.

Na ocasião, participaram do passeio o vice-governador, Rodrigo Garcia, o secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, além do prefeito de Santo André, no ABC Paulista, Paulo Serra, entre outras autoridades.

Realizei nesta manhã uma viagem no trem da CPTM, de Paranapiacaba até Santos. Estamos analisando tecnicamente as condições das vias, embasando estudos para a implantação do Trem Intercidades São Paulo-Santos. Por enquanto, sem definições quanto ao cronograma de implementação”, afirmou o vice-governador, por meio do Twitter.

A CPTM está estudando criar uma linha do expresso turístico para a Baixada Santista, com a saída do trem da Estação da Luz, na capital e com chegada no terminal de passageiros de Navios Cruzeiros, em Santos.

Os testes ocorrem mais de 40 anos depois que o último trem de passageiros desceu a Serra do Mar em direção a Santos. Para chegar ao destino, o trem passou por Paranapiacaba e pela estação de Campo Grande, ambas localizadas em Santo André, no ABC Paulista.

Em nota ao Diário do Transporte, a CPTM informou nesta quarta-feira que “a viagem do trem da CPTM até Santos foi feita para analisar tecnicamente as condições das vias, embasando estudos que estão sendo realizados para a implantação do Trem InterCidades São Paulo-Santos, que não há previsão de implementação”.

Anteriormente, a CPTM já havia confirmado ao Diário do Transporte que está estudando a implantação do Expresso Turístico em Santos, no Litoral Paulista.

Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2019/06/19/cptm-estuda-implantacao-de-expresso-turistico-em-santos/

Jessica Marques para o Diário do Transporte

4 comentários em Autoridades participam de viagem teste de expresso turístico da capital paulista até Santos

  1. Quanto tempo deveria ter de viagem?

  2. PEDRO PAULO VILARDO // 26 de junho de 2019 às 23:22 // Responder

    Espero q SP possa alavancar os trens intercidades, já chega de ir contra corrente com o transporte ferroviário, siga- se o exemplo de França, Itália, Portugal,…..
    É só ter vontade política, nem na carga conseguiu-se autonomia.
    O caminhoneiro, faz o país parar qdo quiser.

  3. Marcelo Vitorio da Silva // 27 de junho de 2019 às 08:34 // Responder

    Beleza muito bom prá cidade de são Paulo emuiiitisssssiiimo prá quem vai descer espetacular viajem

  4. Ricardo Fernandes // 27 de junho de 2019 às 15:26 // Responder

    Trem turístico? Por não um trem de linha para levar o pessoal que mora em Santos e trabalha em São Paulo? Sendo turístico, provavelmente o preço da passagem ficaria inviável para o trabalhador utilizá-lo diariamente. Um trem poderia desafogar as estradas. Poderiam também resuscitar o trem São Paulo – Rio, São Paulo – Curitiba, São Paulo – Belo Horizonte. Falta vontade política. Acho que é porque o trem não dá lucro suficiente para os políticos e empresários.

1 Trackback / Pingback

  1. Autoridades participam de viagem teste de expresso turístico da capital paulista até Santos | ABIFER

Deixe uma resposta