Passageiros poderão realizar testes rápidos de HIV e Sífilis em estação da CPTM

Atendimento é gratuito aos passageiros. Foto: Divulgação.

Ação de saúde acontece nesta terça-feira na Linha 12-Safira

JESSICA MARQUES

Nesta terça-feira, 25 de junho de 2019, quem passar pela Estação Jardim Romano, que atende passageiros da Linha 12-Safira da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), poderá aproveitar para cuidar da saúde.

A CPTM informou que, no local, haverá realização de testes rápidos gratuitos de HIV e sífilis, das 9h às 16h. A ação tem o objetivo de detectar precocemente essas doenças para que o tratamento seja mais eficaz.

O vírus da imunodeficiência humana, popularmente conhecido como HIV, e a sífilis são IST’s (Infecções Sexualmente Transmissíveis). Ambas são transmitidas através de relações sexuais sem proteção e na gravidez, em que a mãe infectada pode passar a doença para o bebê durante o nascimento ou na amamentação.

No caso do HIV, que não tem cura, a transmissão também acontece através do compartilhamento de seringas e objetos cortantes sem esterilização. A sífilis, por sua vez, pode ser curada e o tratamento é realizado por meio da administração do medicamento benzetacil.

A ação é uma iniciativa do Centro de Testagem e Aconselhamento-CTA Dr. Sérgio Arouca e conta com o apoio da CPTM.

Segundo dados do Boletim Epidemiológico, divulgado pelo Ministério da Saúde, no Brasil, entre 2010 e 2018, foram notificados mais de 479 mil casos de Sífilis. Em relação ao HIV, entre 2007 e 2018, foram mais de 247 mil diagnósticos.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Deixe uma resposta