CPTM instala borrachão de proteção em plataforma da Estação Osasco
Publicado em: 19 de junho de 2019
Instalações estão sendo feitas em estações com maior movimento
JESSICA MARQUES
A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) informou, em nota, que a plataforma 3 da Estação Osasco, na Linha 9-Esmeralda, recebeu um borrachão de proteção nesta quarta-feira, 19 de junho de 2019.
O borrachão diminui a distância entre o trem e a plataforma. A Companhia também informou que fará a instalação nas outras três plataformas da Estação Osasco, onde cerca de 60 mil passageiros embarcam diariamente.
Nesta primeira fase, o borrachão está sendo instalado em estações com maior movimento de passageiros, segundo a CPTM.
Atualmente, possuem o dispositivo as plataformas 1 e 4 da Estação da Luz e a plataforma 4 da Estação Brás.
Até abril de 2020, mais 18 plataformas receberão o borrachão, conforme previsão da CPTM. Para as demais estações da Companhia, será feito um novo cronograma a partir do ano que vem.
“O espaço entre o vão e a plataforma existe em razão do compartilhamento das vias com os trens de carga, que são mais largos que as composições de passageiros. Os borrachões foram projetados para permitir também a passagem dos trens de carga. O desenho foi desenvolvido especialmente para as linhas da CPTM”, explicou a Companhia, em nota.
A CPTM lembra ainda que os passageiros devem respeitar as regras de segurança no embarque e desembarque em todas as estações, como aguardar o trem na plataforma sem ultrapassar a faixa amarela.
CONTRATO
A CPTM firmou um contrato de R$ 7,2 milhões para adequar o vão das plataformas de oito estações da rede: Brás e Tatuapé (Linha 11-Coral), São Miguel Paulista (Linha 12-Safira), Osasco (Linha 8-Diamante), Santo Amaro (Linha 9-Esmeralda), Luz e Barra Funda (Linha 7-Rubi) e Santo André (Linha 10-Turquesa).
A classificada foi a empresa Ina Representações e Serviços Técnicos Ltda. O contrato firmado em novembro de 2018 é de 18 meses e envolve fornecimento de mão de obra e materiais.
QUEDAS NO VÃO ENTRE O TREM E A PLATAFORMA
Em cinco anos, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) registrou 5,7 mil quedas no vão entre o trem e a plataforma. O número de acidentes foi obtido pelo Diário do Transporte via Lei de Acesso à Informação.
De 2017 para 2018, foi registrada queda de 24,3% no número de ocorrências, passando de 1.033 para 782 casos. Em 2016, 989 passageiros caíram no espaço entre o trem e a plataforma, enquanto em 2015 foram 871 quedas, em 2014 foram 953 e em 2013, ano com maior índice de acidentes, 1.081.
TRENS DE CARGA
O espaço entre o vão e a plataforma se deve ao compartilhamento das vias da CPTM com os trens de carga, que são mais largos do que as composições de passageiros. A companhia ressaltou, em nota enviada ao Diário do Transporte no início do mês, que a implantação do Ferroanel permitirá a transferência dos trens de carga para uma via exclusiva, o que pode acabar com o problema.
O governador João Doria assinou, em 29 de janeiro de 2019, um protocolo de intenções entre o Governo do Estado de São Paulo e o Governo Federal para a construção do trecho Norte do Ferroanel.
O trecho Norte do Ferroanel está previsto para ligar Perus, na zona Norte de São Paulo, a Itaquaquecetuba, em um trajeto que compreende 53 quilômetros de trilhos, com investimentos no valor de R$ 3,5 bilhões.
Serão, ao todo, 12 quilômetros com 42 pontes e viadutos, 17 quilômetros de túneis e 23 quilômetros em terraplanagem.
O Ferroanel será usado para transporte de passageiros, de modo segregado ao transporte de cargas. A expectativa do Governo do Estado é de que mais de três milhões de pessoas sejam transportadas neste trecho. Após o início das obras, o trecho deve ficar pronto em 48 meses, também conforme a previsão do poder público.
Jessica Marques para o Diário do Transporte
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Amigos, boa noite.
CPTM e nas estações Lapa e Presidente Altino; o fluxo de passageiros pode ser menor do que a estação de Osasco, mas me arrisco a dizer que os vãos nestas estações, são maiores do que a Osasco; principalmente com os trens CAF.
Acelera CPMT, 60 anos para instalar esse borrachão ai é muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito tempo vocês não acham?
Já sei o cachorro miou e o gato latiu.
ACELERA CPTM
E assim segue o Barsil.
MUDA OU AFUNDA BARSIL.
Att,
Paulo Gil