CPTM conclui instalação de borrachões de proteção em plataforma da Estação da Luz

Borrachão diminui o tamanho do vão entre o trem e a plataforma, aumentando a segurança no embarque e desembarque. Foto: Divulgação / CPTM.

Mais 19 plataformas das estações mais movimentadas do sistema receberão o dispositivo até abril de 2020

JESSICA MARQUES

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) informou que concluiu nesta quinta-feira, 30 de maio de 2019, a instalação do borrachão de proteção na plataforma 1 da Estação da Luz, utilizada pelos passageiros da Linha 7-Rubi.

O dispositivo, já instalado na plataforma 4 da Linha 11- Coral, diminui o tamanho do vão entre o trem e a plataforma, aumentando a segurança no embarque e desembarque.

Cerca de 500 mil passageiros circulam diariamente pela Estação da Luz, segundo informações da CPTM.

A Companhia informou que até abril de 2020, mais 19 plataformas das estações mais movimentadas do sistema receberão o dispositivo: Palmeiras-Barra Funda (7-Rubi), Osasco (8-Diamante), Santo Amaro (9-Esmeralda), Santo André (10-Turquesa), Brás e Tatuapé (11-Coral) e São Miguel Paulista (12-Safira).

O investimento desse contrato é de cerca de R$ 7,2 milhões.  A instalação do borrachão nas demais estações da CPTM prosseguirá com um novo cronograma a partir 2020.

“O espaço entre o vão e a plataforma existe em razão do compartilhamento das vias com os trens de carga, que são mais largos que as composições de passageiros. Os borrachões foram projetados para permitir também a passagem dos trens de carga. O desenho foi desenvolvido especialmente para as linhas da CPTM”, explicou a Companhia, em nota.

Além disso, a CPTM ressaltou que os passageiros devem respeitar as regras de segurança no embarque e desembarque em todas as estações, como aguardar o trem na plataforma sem ultrapassar a faixa amarela.

CONTRATO

A CPTM firmou um contrato de R$ 7,2 milhões para adequar o vão das plataformas de oito estações da rede: Brás e Tatuapé (Linha 11-Coral), São Miguel Paulista (Linha 12-Safira), Osasco (Linha 8-Diamante), Santo Amaro (Linha 9-Esmeralda), Luz e Barra Funda (Linha 7-Rubi) e Santo André (Linha 10-Turquesa).

A classificada foi a empresa Ina Representações e Serviços Técnicos Ltda. O contrato firmado em novembro de 2018 é de 18 meses e envolve fornecimento de mão de obra e materiais.

Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2018/11/01/cptm-firma-contrato-de-r-72-milhoes-para-adequar-o-vao-das-plataformas-em-oito-estacoes/

QUEDAS NO VÃO ENTRE O TREM E A PLATAFORMA

Em cinco anos, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) registrou 5,7 mil quedas no vão entre o trem e a plataforma. O número de acidentes foi obtido pelo Diário do Transporte via Lei de Acesso à Informação.

De 2017 para 2018, foi registrada queda de 24,3% no número de ocorrências, passando de 1.033 para 782 casos. Em 2016, 989 passageiros caíram no espaço entre o trem e a plataforma, enquanto em 2015 foram 871 quedas, em 2014 foram 953 e em 2013, ano com maior índice de acidentes, 1.081.

Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2019/05/15/em-cinco-anos-cptm-registra-57-mil-quedas-no-vao-entre-o-trem-e-a-plataforma/

TRENS DE CARGA

O espaço entre o vão e a plataforma se deve ao compartilhamento das vias da CPTM com os trens de carga, que são mais largos do que as composições de passageiros. A companhia ressaltou, em nota enviada ao Diário do Transporte no início do mês, que a implantação do Ferroanel permitirá a transferência dos trens de carga para uma via exclusiva, o que pode acabar com o problema.

O governador João Doria assinou, em 29 de janeiro de 2019, um protocolo de intenções entre o Governo do Estado de São Paulo e o Governo Federal para a construção do trecho Norte do Ferroanel.

O trecho Norte do Ferroanel está previsto para ligar Perus, na zona Norte de São Paulo, a Itaquaquecetuba, em um trajeto que compreende 53 quilômetros de trilhos, com investimentos no valor de R$ 3,5 bilhões.

Serão, ao todo, 12 quilômetros com 42 pontes e viadutos, 17 quilômetros de túneis e 23 quilômetros em terraplanagem.

O Ferroanel será usado para transporte de passageiros, de modo segregado ao transporte de cargas. A expectativa do Governo do Estado é de que mais de três milhões de pessoas sejam transportadas neste trecho. Após o início das obras, o trecho deve ficar pronto em 48 meses, também conforme a previsão do poder público.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Comentários

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  1. vou ficar sentado, em pé cansa…..e vou anotar, prá ver se lá na frente volto a comentar…

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