Teresina coloca novos corredores de ônibus em funcionamento

Foto: Ascom/ Strans, prefeitura de Teresina

Corredores Leste e Sudeste fazem parte do sistema Inthegra e contam com estações climatizadas de embarque e desembarque para passageiros

ALEXANDRE PELEGI

Teresina ganhou dois novos corredores de ônibus neste sábado, 13 de abril de 2019, o da Avenida Industrial Gil Martins (Corredor Sudeste) e outro da Avenida da Presidente Kennedy (Corredor Leste).

O Corredor Sudeste da Gil Martins liga a Avenida Barão de Gurguéia ao Terminal do Itararé passando pela Ponte Anselmo Dias, ligando as zonas Sul e Sudeste da capital do Piauí.

A prefeitura afirma em comunicado que a implantação do Corredor Exclusivo para ônibus do sistema Inthegra trará mais agilidade para o transporte coletivo. O objetivo é  diminuir o tempo de chegada ao centro da cidade.

O equipamento que entrou hoje em operação possui semáforos sonorizados para garantir a travessia segura para as pessoas, em especial as com deficiência visual.

Além disso, foram construídas ao longo deste corredor quatro estações climatizadas de embarque e desembarque para passageiros.

Já o Corredor Leste, trecho que compreende a Avenida Presidente Kennedy, conta com doze estações, todas elas para embarque e desembarque de passageiros climatizadas e com portas automáticas, semelhantes às estações dos demais corredores da cidade.

Para o Gerente de Planejamento da Strans – Superintendência Municipal de Transportes e Trânsitos, Denilson Guerra, o funcionamento desses dois corredores vai melhorar muito a circulação dos ônibus tanto na zona Leste enquanto na Sudeste.

“As linhas troncais T633 – Itararé/Miguel Rosa/Anselmo Dias e T634 – Itararé/Barão/Anselmo vão usar o corredor exclusivo da Gil Martins proporcionando com isso mais conforto e tranquilidade para usuários do Sistema Inthegra”, enfatizou Denilson.

O dirigente da Strans destaca que os corredores exclusivos vão proporcionar mais agilidade para os ônibus e a estações de embarque e desembarque para passageiros mais conforto para os usuários do sistema.

Pelo Corredor da Kennedy vão circular as linhas 501, 502, 503, 518,521 e 523, informa a prefeitura.

Junto com o funcionamento dos corredores, teve início também a fiscalização, que inicialmente atuará auxiliando os condutores de carros e motos. A partir da próxima semana, os fiscais passarão a multar quem não respeitar o uso da faixa exclusiva de ônibus.

A prefeitura de Teresina informa ainda que já estão em pleno funcionamento os Corredores Sul I e II, compostos pelas Avenidas Miguel Rosa, Barão de Gurgueia e Henry Wall de Carvalho e parte do Corredor Leste, que compreende a Avenida João XXIII, trecho no final da Ponte JK até o Balão do São Cristóvão.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Deixe uma resposta