Curitiba volta a testar Wi-Fi em terminal e estações-tubo

onibus estações tubo Foto: Luiz Costa/SMCS

Testes precedem edital para o serviço que prefeitura pretende lançar até o fim do ano

ALEXANDRE PELEGI

A Urbs – Urbanização de Curitiba S.A, empresa da prefeitura responsável pelo transporte público da capital paranaense, planeja a tempos estender o serviço de Wi-Fi a todos os terminais e estações-tubo. O projeto inclui ainda algumas linhas.

Após algumas tentativas nos últimos anos, a partir do fim de semana da Páscoa, sem data precisa, a empresa vai iniciar testes com wi-fi no Terminal do Pinheirinho e em algumas estações-tubo do Centro da capital. Segundo matéria do Gazeta do Povo, as tubos das praças Rui Barbosa e Carlos Gomes serão algumas a integrar o projeto.

O Pinheirinho é o maior Terminal de transporte da cidade, com uma área operacional de 27,3 mil metros. Ele foi escolhido para o teste com wi-fi justamente para que a Urbs possa dimensionar o sistema com vistas a um edital para o fornecimento do serviço de conexão à internet até o fim do ano.

Segundo o Gazeta do Povo, desde 2016 são feitas tentativas de implantação do sistema no transporte público.

Em agosto do ano passado o prefeito Rafael Greca prometeu internet gratuita para os passageiros da linha Santa Cândida/ Praça do Japão, o que não aconteceu até agora. O anúncio foi feito no dia 10 daquele mês, como resultado de uma parceira firmada entre a Prefeitura e a Companhia Paranaense de Energia (Copel).

A parceria definiu a implantação de internet wi-fi em estações-tubo da cidade e a transformação do Palácio 29 de Março, sede da administração municipal, em prédio solar – que vai usar a painéis fotovoltaicos para suprir as necessidades de energia.

Segundo o anúncio da prefeitura na época, a Copel Telecom iria prover wi-fi em 34 estações-tubo. Além desta rota, a estação-tubo da Praça Carlos Gomes, onde passa o Ligeirão Boqueirão, também contará com o benefício. “Este é o começo do projeto. Pretendemos ampliar para outras linhas no futuro”, adiantou o prefeito na ocasião.

As cidades da Região Metropolitana de Curitiba, como Colombo, Fazenda Rio Grande, Almirante Tamandaré e Pinhais, já contam com Wi-Fi em terminais.

Já em Araucária e Campo Largo, os ônibus já possuem a rede de internet.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Deixe uma resposta