EMTU destaca ônibus com ar-condicionado na Grande São Paulo e diz que até julho, região de Campinas recebe 140 coletivos também refrigerados

Segundo EMTU, após licitação, novos ônibus virão com ar-condicionado. Foto: Adamo Bazani (Diário do Transporte)/ Clique para Ampliar

Em balanço, gerenciadora ainda citou andamento da licitação do VLT da Baixada e integração com a linha 4 do Metrô na capital

ADAMO BAZANI

A EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos, do Governo do Estado, divulgou em nota, nesta quarta-feira, 10 de abril de 2019, um balanço referente a cem dias da atual gestão.

A ampliação da frota de ônibus com ar-condicionado foi um dos destaques do balanço, que também traz perspectivas.

A colocação em serviço de 55 ônibus com refrigeração, sendo 25 pela Metra no Corredor ABD e a compra de 30 unidades por empresas do Consócio Intervias, na região de Embu das Artes e Taboão da Serra, citada pela EMTU, faz parte de investimentos privados, como mostra a nota.

O Consórcio Intervias e a Concessionária Metra incluíram no transporte metropolitano 55 ônibus zero quilômetro equipados com ar-condicionado. Com a renovação da frota, os passageiros que utilizam as linhas intermunicipais da região sudoeste (que inclui municípios como Cotia, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra e Taboão da Serra) e do ABC Paulista têm mais conforto durante as viagens.

Os 30 ônibus do Consórcio Intervias foram comprados pelas empresas que compõem o grupo: 20 são ônibus urbanos e rodoviários da Viação Pirajuçara e dez são coletivos urbanos da Viação Miracatiba. Na área de atuação desse consórcio são transportados em média 370 mil passageiros por dia.  

No ABC Paulista, a Concessionária Metra substituiu os ônibus urbanos convencionais por 25 ônibus articulados novos. Isso praticamente dobrou a capacidade de transporte na ligação entre Diadema e Brooklin, na capital, o que permite menor tempo de espera para o embarque na linha.  Os novos articulados têm 21m de comprimento, motor a diesel com menor índice de emissão de poluentes e são dotados de itens de conforto, como ar-condicionado, wi-fi e carregador USB. Os veículos são totalmente acessíveis, com plataforma elevatória para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. 

Para a Grande São Paulo, a estimativa da EMTU é que a licitação dos transportes, que deveria ter sido concluída em 2016, exija ar-condicionado e wi-fi nos coletivos. Em entrevista ao Diário do Transporte, o presidente da gestora, Marco Antonio Assalve, disse em 21 de fevereiro que a concorrência deve ser lançada entre junho e julho. Ônibus de motor traseiro também serão exigências. Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2019/02/22/licitacao-da-emtu-todos-os-onibus-terao-wi-fi-de-imediato-e-havera-cronograma-de-ar-condicionado-alem-da-exigencia-de-motor-traseiro/

140 ÔNIBUS COM AR EM CAMPINAS:

A EMTU ainda na nota de balanço e perspectivas informou que fez um acordo com as empresas de ônibus que operam na região metropolitana de Campinas, no interior paulista.

Segundo a gerenciadora, até julho serão colocados no sistema, 140 ônibus refrigerados.

Na Região Metropolitana de Campinas (RMC), foi fechado acordo com concessionária Bus+ para a compra de 140 ônibus novos, com ar- condicionado, que serão entregues até julho. Além disso, a concessionária vai instalar wi-fi em toda a frota.

VLT DA BAIXADA:

Outra promessa da EMTU é sobre o VLT – Veículo Leve sobre Trilhos da Baixada Santista.

Segundo a estatal, dez consórcios e empresas apresentaram propostas para a ligação de 8 km entre Conselheiro Nébias e Valongo, em Santos.  A documentação das empresas está em processo de análise.

“Na Baixada Santista, a EMTU/SP prossegue a licitação do segundo trecho do VLT. Ao todo, dez consórcios e empresas interessados em executar as obras enviaram propostas para participar do processo. Os documentos estão em análise pela equipe técnica de licitações. Essa nova etapa do empreendimento envolve a ligação de 8 km entre Conselheiro Nébias e Valongo, em Santos.  A estimativa é de que no futuro o VLT da Baixada Santista beneficie 70 mil passageiros por dia. Hoje o trecho em operação, entre o Terminal Barreiros, em São Vicente, e Porto de Santos, transporta 27,5 mil pessoas diariamente.”

INTEGRAÇÃO:

Ainda, de acordo com o balanço, a EMTU diz que a conexão de quatro linhas metropolitanas à Estação São Paulo-Morumbi da Linha 4-Amarela do Metrô, em vigor desde fevereiro, tem sido usada por 15 mil passageiros por dia.

AÇÕES SOCIAIS
No balanço, a gerenciadora ainda elenca ações sociais e educativas realizadas neste ano em terminais e estações

A EMTU/SP abriu espaço pra cuidar dos moradores do Estado. No primeiro trimestre, foram 28 campanhas de prevenção e saúde nos terminais metropolitanos. Quase 500 passageiros fizeram testes rápidos de HIV e de sífilis e 1.300 pessoas tomaram vacina contra febre amarela. 

Entre os eventos especiais para a população, marcamos o Janeiro Branco. Uma campanha que chama a atenção para os cuidados com a saúde mental.

O Dia Internacional da Mulher foi lembrado durante todo o mês de março na EMTU/SP, com atividades voltadas para a saúde feminina, em especial a prevenção contra o câncer de mama.

Nos eventos voltados para a conscientização da violência contra a mulher ocorreram 1.200 abordagens e 26 vítimas de violência doméstica foram acolhidas e orientadas pelo programa Bem Querer Mulher. 

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. Renato Vieira dos Santos disse:

    Onibus com ar no ABC!? Só vendo! O tio Baltazar e um falido, em quanto a Titia Setti Braga e uma pão dura. A população do ABC está a muito anos nas mãos desses empresarios que só visam, apenas, o lucro.

  2. ANDRE FERNANDES disse:

    eaosa com ar condicionado ta mais facil um tapete voador kkkk emtu muda governador ea zona e a mesma

    1. Marco disse:

      Propaganda enganosa sou usuário e convido qlqr pessoa a pegar a linha 009 Embu Guaçu e ver o relaxo da intervias miracatiba ônibus com mais de 20 anos sucateados de hora em hora para um percurso de 1:40 no mínimo!

  3. Marco disse:

    Ironia comentei essa papagaida ontem e ontem mesmo o ônibus “novo” prefixo final 657 Miracatiba linha Embu Guaçu 009 quebrou no trajeto de volta kkkkk palhaçada!!!!

  4. Roberto Araújo disse:

    Qual motivo pra emtu não agir contra empresa intervias raposo de utilizar os ônibus articulado nas linhas terminal cotia a Pinheiros isto é um dever do estado pois não temos outra opção de transporte pois andamos nestes ônibus velhos lotados atrasados pois estamos no século 20 e ainda andamos em latas de sardinhas prensados isto é como andarmos como caranguejos pobre Brasil.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading