Estudo mostra que ônibus elétricos contribuem com meio-ambiente mais que carros movidos a eletricidade

A cada mil ônibus elétricos rodando por dia, 500 barris de petróleo são poupados. Foto: Divulgação.

Estudo considera frota de veículos elétricos da China

JESSICA MARQUES

Um estudo feito pela Bloomberg mostra que ônibus elétricos fabricados e utilizados na China contribuem com o meio-ambiente de forma mais expressiva do que os carros movidos a eletricidade.

O estudo considera a frota de veículos elétricos da China. Segundo a publicação, o país conta com aproximadamente 300 mil ônibus com esse tipo de propulsão.

Desta forma, juntos, os ônibus elétricos evitam que 270 mil barris de petróleo por dia sejam usados em veículos que requerem combustível fóssil. Desta forma, a cada mil veículos do transporte coletivo com propulsão elétrica rodando por dia, 500 barris de petróleo são poupados.

O estudo mostra, porém, que a conta para os carros traz um resultado menos expressivo. A cada mil veículos elétricos em circulação, apenas 15 barris de petróleo são deixados de ser utilizados.

Ainda de acordo com o mesmo estudo, os veículos elétricos, em geral, vão levar o mundo a uma economia de 7,5 milhões de barris de petróleo até 2040. Contudo, os ônibus e carros elétricos conseguiram impactar o consumo global de petróleo em apenas 0,3% de 2011 até os dias atuais.

A BYD é uma das maiores fabricantes da China no segmento de ônibus elétricos. Algumas cidades brasileiras, como São Paulo e Campinas, no interior do estado, já utilizam veículos movidos a eletricidade para o transporte coletivo.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Felipe Sousa disse:

    Fiz o cálculo abaixo. No montante pode ser, mas por passageiro no automóvel o ganho é maior, por que o consumo de combustível per capta no ônibus é bem menor.
    Economia de Petróleo:

    Bus Elétrico:
    (500 barris*159l/barril)/700pass/dia.bus*1000bus)=0,113l/pass

    Carro Elétrico:
    (15barris*159l/barril)/(8pass/dia.carro*1000carros)=0,298l/pass

Deixe uma resposta