Projeto que proíbe acúmulo de funções de motorista e cobrador é aprovado em Vila Velha (ES)

O projeto precisa agora de sanção do prefeito de Vila Velha para entrar em vigor. Foto: Divulgação.

Proposta prevê multa para empresas, caso haja descumprimento da medida

JESSICA MARQUES

Um projeto que proíbe o acúmulo de funções de motorista e cobrador foi aprovado em Vila Velha, no Espírito Santo, na última semana. A proposta prevê multa para empresas de ônibus caso haja descumprimento da medida.

O projeto precisa agora de sanção do prefeito de Vila Velha para entrar em vigor. Caso isto ocorra, as empresas do transporte coletivo da cidade terão 90 dias para se adequarem às mudanças.

A penalidade prevista para o caso de descumprimento é o pagamento de uma multa no valor de 5.000 VPRTM’s (Valor Padrão de Referência do Tesouro Municipal).

As regras do projeto são válidas para o Sistema de Transporte Coletivo do Município de Vila Velha, com exceção dos seletivos e micro-ônibus que operam na cidade.

O autor do projeto, vereador Reginaldo Almeida, justifica a necessidade dos usuários de ônibus contarem com o cobrador como uma questão de segurança e agilidade para o embarque e desembarque.

“A duplicidade de função resulta em fator de desatenção do motorista na função de conduzir o veículo, chegando mesmo a ser apontada como causa de diversos acidentes de trânsito, além de sobrecarregar o mesmo de atividade para o qual não está habilitado e não é remunerado para esse fim, o acúmulo de função prejudica a categoria de cobrador, pois anula esse posto de trabalho”, afirmou Reginaldo Almeida, em nota.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

 

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Marcos Borges do Carmo disse:

    Eu acho CRIMINOSO esse negócio do motorista de ônibus fazer dupla função. Sem dúvida todos que estão no ônibus(inclusive o próprio)corre um risco enorme.Eu acho que tem 2 jeitos pra não ter essa situação:1 é por bilhetagem eletrônica 100%(como é em Goiânia-GO e Sorocaba-SP por exemplo)onde só embarca com o cartão previamente carregado ou então .O outro jeito é manter o cobrador. Pois fala-se que pouca gente paga com dinheiro. É pouca gente,mas paga.

  2. Vanda disse:

    Isso e um abisurdo só quem não anda de ônibus que vai concorcda com uma.coisa dessa , principalmente pro motorista dirijir e cobrar aqui em Manaus em baixo de um calor de 50 graus 😠

  3. Jura disse:

    Parabéns a esse parlamentar e assim que acaba com desemprego nesse país onde os empresários só visa lucros eu abandonei a profissão justamente por fazer essa dupla função

  4. Angello skars disse:

    É muito simples…..a população tem q se adequar…..tenha o cartac de onibus, mantenha carregado.
    .é simples….. motorista é no volante…..ou esse povo e burro????e tem.mais….nada de carregar cartao nos pontos fazendo o motorista esperar e atrasar….. mantenha essa porra carregada…..ente ente o quer que desenhe seu idiotas….

Deixe uma resposta