Linha 4-Amarela transportou mais de um milhão de passageiros em fim de semana pré-carnaval

Número de passageiros é o maior para a época desde 2010. Foto: Diogo Moreira/A2

Balanço representa um recorde no período desde o início da operação, segundo a ViaQuatro

JESSICA MARQUES

A Linha 4-Amarela transportou mais de um milhão de passageiros em fim de semana pré-carnaval, na capital paulista. O balanço representa um recorde no período desde o início da operação, segundo informações da ViaQuatro.

A concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela do metrô de São Paulo informou que transportou 1.113.923 milhão de passageiros no último fim de semana pré-carnaval, que corresponde aos dias 23 e 24 de fevereiro.

O número representa 17% a mais do que o fim de semana que antecedeu o carnaval do ano passado, e, segundo a ViaQuatro, é um recorde de pessoas transportadas no período festivo desde o início da operação da Linha 4-Amarela, em 2010.

No sábado, 23 de fevereiro, foram transportados mais de 683 mil passageiros, 91% a mais em relação a um sábado comum e 5% a mais em comparação com o primeiro dia de pré-carnaval de 2018.

No domingo, 24, por sua vez foram transportadas mais de 430 mil pessoas, número 97% superior a um domingo normal e 42% maior ao mesmo período do ano passado.

“Durante a tarde de sábado, a concessionária fechou temporariamente as estações Fradique Coutinho e Faria Lima em razão ao grande fluxo de pessoas que participaram dos blocos na região do Largo da Batata e Rua dos Pinheiros. A medida foi necessária, para preservar a segurança dos passageiros e garantir a prestação de serviços para os demais passageiros que utilizavam a linha. No domingo, a ViaQuatro realizou o embarque por acesso único, conforme previamente planejado para compatibilizar a entrada de usuários com a capacidade de processamento dos bilhetes nas estações Faria Lima, Fradique Coutinho, Pinheiros, Paulista e Higienópolis”, informou a concessionária, em nota.

OPERAÇÃO ESPECIAL

Asim como no último fim de semana, a ViaQuatro vai manter um esquema de operação especial pelos próximos seis dias de folia, que correspondem ao carnaval e pós-carnaval.

“A operação contará com 22 trens em funcionamento das 10h às 20h. Além disso, de acordo com o movimento, a oferta poderá ser maior, com a inclusão de trens reservas. São aproximadamente 550 colaboradores atuando nas estações e interior dos trens, uma ampliação de 100% no quadro de funcionários em comparação a um fim de semana normal”.

Para a organização de embarque e desembarque nas estações com maior volume de passageiros, a concessionária está adotando a estratégia de entrada e saída por acessos diferentes. Também foram implantados bolsões para controlar o acesso de passageiros.

LINHA 5-LILÁS

No mesmo período, a ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação e manutenção da 5-Lilás de metrô de São Paulo, transportou 530.952 mil pessoas no final de semana de pré-carnaval. O número é 23% maior em comparação a um final de semana normal.

“O dia mais movimentado foi o sábado (23), com 342.503 passageiros e, no domingo (24), 190.975. Para atender a demanda, a concessionária aumentou a frota em circulação na linha, com a operação de 22 trens das 9h às 20h. O efetivo de colaboradores, tanto nas estações quanto no interior dos trens, também teve um acréscimo de 180 pessoas, um aumento de 90% no quadro de funcionários em comparação a um fim de semana normal.”

A ViaMobilidade informou que manterá a estratégia especial para atender ao fluxo de passageiros no período de carnaval, que será adotada pelos próximos seis dias de folia.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Deixe uma resposta