Maringá ganha primeiro ônibus 100% elétrico

Foto: Divulgação

Veículo BYD Torino Low Entry foi adquirido pela TCCC, operadora de transporte da cidade paranaense

ALEXANDRE PELEGI

Nesta segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019, a prefeitura de Maringá, interior do Paraná, apresentou o primeiro ônibus 100% elétrico a entrar em operação na cidade.

Adquirido pela Transportes Coletivos Cidade Canção (TCCC), o veículo, um modelo BYD Torino Low Entry, já está incorporado à frota da empresa que presta os serviços de transporte coletivo na cidade.

Os aspectos técnicos do ônibus foram apresentados por Roberto Jacomelli, diretor da TCCC, que afirmou que a empresa investiu R$ 1,8 milhão na aquisição.

Também um outro ônibus, desse mesmo modelo, já foi adquirido pela concessionária e ficará à disposição dos maringaenses a partir do próximo mês, conciliando conforto e preocupação com o meio ambiente”, revelou.

A empresa tinha recebido o ônibus da BYD no final de novembro de 2018, mas precisou fazer a adesivagem e a programação das linhas no painel eletrônico.

onibus_eletrico_tORINO2

Foto: Vivian Silva, prefeitura de Maringá

Segundo informou Jacomelli, o ônibus 100% elétrico tem uma bateria que leva quatro horas para ser completamente carregada, mas oferece autonomia para rodar por até 200 quilômetros.

Com capacidade para 74 passageiros sentados e em pé, o veículo tem ar-condicionado e é adaptado para cadeirantes.

O ônibus foi apresentado oficialmente numa solenidade na manhã desta segunda-feira, em que a prefeitura fez a entrega de 13 veículos novos para a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob).

A nova frota da Semob é composta por cinco utilitários Mitsubishi, cabine dupla, modelo L-200, Triton, que serão utilizados nos trabalhos de fiscalização e educação no trânsito.

Também foi entregue um utilitário Mitsubishi, cabine dupla, do mesmo modelo, para o setor de semaforização, além de um automóvel Ford Focus, sedan, para uso administrativo da secretaria e seis motocicletas Yamaha, modelo MT 07, de 700 cilindradas, também para uso na fiscalização e educação no trânsito.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

1 comentário em Maringá ganha primeiro ônibus 100% elétrico

  1. Amigos, boa noite.

    A pintura poderia ter sido melhor escolhida.

    Mas, enquanto isso; Sampa…

    ZZZZZZZZZZZzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

    Att,

    Paulo Gil

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: